Defesa Civil de Teresópolis e Unifeso lançam projeto para redução de desastres naturais

Compartilhar:

Evento acontece na próxima terça-feira (26)

A Prefeitura Municipal de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, fechou parceria inédita com o Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos – para desenvolver um projeto que tem por objetivo reduzir a vulnerabilidade da cidade aos desastres naturais, em especial aos decorrentes das chuvas.

Chamado de ‘Proteger Teresópolis’, o projeto que será lançado na próxima terça-feira (26), contará com a colaboração de técnicos da Defesa Civil, de professores e de estudantes dos Centros de Ciências da Saúde e de Ciência e Tecnologia. Eles farão o diagnóstico de risco, a preparação comunitária, a análise geotécnica e o aperfeiçoamento do sistema de monitoramento e gestão.

“Esse é um estudo pioneiro no Brasil. Vale ressaltar o empenho da Prefeitura de Teresópolis e do Unifeso, pois sem a aplicação do conhecimento científico esse trabalho não sairia. A estimativa é que, no final de novembro, tenhamos pelo menos 20 comunidades muito bem mapeadas para minimizar o impacto das chuvas de verão em 2020”, explica o secretário de Defesa Civil, coronel Flavio Castro.

Para o ‘Proteger Teresópolis’, o Unifeso irá disponibilizar 27 bolsas para o desenvolvimento de ações de extensão e pesquisa em três áreas distintas, articuladas entre si, e regidas pelo princípio institucional da integração ensino-trabalho-cidadania. Cada área contará com, no mínimo, um professor orientador e um profissional-referência da Defesa Civil do município. As bolsas são no valor de R$ 150,00 e serão concedidas durante a duração do projeto, de abril a novembro de 2019.

“Tudo o que os nossos estudantes querem é estar em cenários reais de prática, e achamos que a parceria com a Defesa Civil Municipal era uma grande oportunidade. Pensamos, então, em um projeto que tivesse como objetivo central reduzir a vulnerabilidade de Teresópolis aos desastres naturais decorrentes das chuvas. A ideia é que consigamos chegar no verão de 2020 mais bem preparados”, contou a reitora do Unifeso, professora Verônica Santos Albuquerque.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação/Unifeso

Serviço:

Lançamento do Projeto ‘Proteger Teresópolis’
Dia: 26 de março, terça-feira
Horário: 17h
Local: Unifeso – Campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Av. Alberto Torres, 111, no Alto)