Defesa Civil dá continuidade à reciclagem de voluntários para reativação dos NUDECs

Colocando em prática o Plano Verão de Teresópolis, que elenca várias medidas de prevenção, a Secretaria Municipal de Defesa Civil está elaborando calendário para realização do próximo curso de reciclagem de voluntários dos NUDECs – Núcleos Comunitários de Defesa Civil. A última atualização foi realizada em dezembro, no bairro Caleme. O objetivo é reforçar a conscientização dos moradores sobre os procedimentos a serem adotados em caso do acionamento das sirenes por conta da ocorrência de chuvas fortes.

“Estamos definindo uma data para a realização de uma reciclagem conjunta com os moradores das comunidades do Rosário, Perpétuo, Pimentel e do Morro do Tiro”, explica o coronel Albert Andrade, Subsecretário de Defesa Civil.

Os NUDECs são unidades formadas por grupos comunitários, que participam de atividades de defesa civil como voluntários. O programa tem o objetivo de organizar e preparar a comunidade para atuar na prevenção de acidentes e na pronta resposta após a ocorrência de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro.

Atualmente, Teresópolis conta com 25 NUDECs, na cidade e no interior, e mais de 800 pessoas treinadas. Dessas, 474 formam os núcleos comunitários.

Desde novembro de 2018, diversas ações vêm sendo postas em prática. Entre elas, o exercício simulado de desocupação em comunidade vulnerável, realizado no bairro Vale da Revolta no dia 25/11; e os exercícios simulados de desocupação nas escolas municipais Dorvalino de Oliveira, no Meudon, e Alice Saldanha, no Morro do Tiro, feitos no dia 29/11, em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

O cadastramento de usuários no Sistema de Alerta da Defesa Civil Municipal via SMS continua em andamento. Basta o interessado enviar um SMS para 40199 com o número do seu CEP para receber gratuitamente informações sobre as chuvas na região onde reside.