Defesa Civil abre inscrição em junho para curso de formação de voluntários

Compartilhar:

Objetivo é revitalizar os NUDECs e implantar novos

Serão abertas no dia 1º de junho as inscrições para mais um curso gratuito de formação de voluntários de Defesa Civil. Realizada no período de estiagem, a ação preventiva tem o objetivo de preparar a população para o período de chuva, além de revitalizar os núcleos comunitários, conhecidos como NUDECs, e implantar novos. Atualmente, Teresópolis tem 25 núcleos comunitários de Defesa Civil, na cidade e no interior, com 470 voluntários.

“Com o curso, a Defesa Civil prepara as pessoas das comunidades para dar o primeiro atendimento, no caso de alguma eventualidade, até a chegada dos órgãos de socorro. Vamos revitalizar os NUDECs, verificar os pontos de apoio existentes e as rotas de fuga nas áreas de risco. Esse é o nosso planejamento de preparação para o próximo período de chuva”, explica o coronel Anibal Ornelas, secretário municipal de Defesa Civil.

Qualquer pessoa interessada, a partir dos 18 anos, poderá se inscrever. Quem já fez o treinamento poderá se matricular para atualizar os seus conhecimentos. Com duração de uma semana, o curso noturno será realizado nos bairros, em data a ser definida. No final, o aluno que completar as horas receberá diploma e carteira de identificação.

“O trabalho da Defesa Civil é proteger vida. Pedimos a participação da comunidade para melhorar o atendimento para a própria comunidade”, conclui o coronel Anibal.

As inscrições para o curso gratuito de formação de voluntários de Defesa Civil poderão ser feitas a partir do dia 1º de junho pelo telefone (21) 2742-7025 ou pelo email [email protected]. A Defesa Civil de Teresópolis funciona no 2º piso do Centro de Informações Turísticas do Soberbo, de segunda a sexta, das 9h às 18h.