Cursos de qualificação da Caravana do Trabalho têm acompanhamento da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária

Cursos de qualificação da Caravana do Trabalho têm acompanhamento da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária

O Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinicius Oberg, realizou nesta terça-feira (15), uma visita técnica ao Cerom (Centro Educacional Roger Malhardes), em São Pedro, para observar o desempenho dos alunos dentro dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Projeto Caravana do Trabalho. A visita foi acompanhada pelo diretor de Trabalho da pasta, Cleiton Pimentel.

“Completamos um mês de cursos da Caravana do Trabalho e nos dois polos, Bonsucesso e São Pedro, procuramos acompanhar de perto a evolução dos alunos para saber como tudo está caminhando. Já estivemos em Bonsucesso e hoje aqui no Cerom, onde temos sete turmas lotadas. O interesse deles pela capacitação é surpreendente, a frequência está ótima. Isso demonstra, mais uma vez, a necessidade de implementação de cursos profissionalizantes na cidade. Ficamos satisfeitos em ver que estamos no caminho certo”, declarou Vinicius Oberg.

Promovidos por meio da parceria entre Prefeitura, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Ministério do Trabalho, os cursos oferecidos são: Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria, Recepção do Cliente e Telemarketing. Todos com duração de três meses e 200h de aulas, divididos entre módulos básico e técnico.

A formação teve início em dezembro no Cerom, em São Pedro, e na Escola Municipal Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso. Os participantes receberam material didático e uniformes gratuitamente e, ao final dos cursos, serão certificados pela UNIRIO e Ministério do Trabalho.

Inscrita no curso de Recepção ao Cliente, Mayla Ramalho, 17 anos, espera agregar valor ao seu currículo. “Estou achando bem interessante, aprendendo coisas novas todos os dias. Até noções de entrevista de emprego eu conheci”, disse a jovem. Do curso de Turismo e Hotelaria, Lucas Faria acredita que a formação pode garantir um futuro melhor. “É uma área que gosto muito e como Teresópolis é uma cidade turística, acho que terei mais oportunidades”.

Caravana do Trabalho: qualificação social e profissional

O Projeto Caravana do Trabalho, programa itinerante de qualificação social e profissional para a juventude, é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e tem o apoio da Prefeitura de Teresópolis, por meio das secretarias de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e de Educação. A proposta é democratizar e expandir a qualificação profissional e social de jovens e adultos.

Fotos: Jorge Maravilha

Fechar Menu
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: