Curso qualifica servidores para elaborar propostas e gerenciar recursos federais

Compartilhar:

Treinamento no laboratório do SENAC reuniu secretários, subsecretários e técnicos da Prefeitura

Treinar gestores municipais na elaboração de propostas e na captação recursos federais para obras e projetos para o município foi o objetivo do curso de capacitação sobre o SICONV (Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal). A qualificação foi realizada nestas quarta (6) e quinta (7), no laboratório do SENAC, na Várzea, que disponibilizou o espaço para que secretários, subsecretários e equipes técnicas de várias secretarias tivessem acesso à plataforma SICONV, a fim de aprender sobre o funcionamento e o manuseio do sistema. O curso foi ministrado por especialista no assunto, que veio a Teresópolis para capacitar os servidores, a convite do Deputado Federal Hugo Leal.

“Agradeço ao Deputado Hugo Leal pela excelente oportunidade para qualificar as equipes da Prefeitura e aprimorar a gestão das transferências voluntárias do Governo Federal através de convênios, termos de parceria e outros instrumentos. Isso é fundamental para viabilizar a captação de recursos para obras, projetos e serviços em benefício da melhoria de vida da nossa população. E para que isso aconteça, é primordial que os nossos colaboradores saibam usar a plataforma SICONV com eficiência”, avaliou o Prefeito Vinicius Claussen.

Segundo Mara Bastos, Subsecretária Municipal de Projetos Especiais, cada vez mais o Governo Federal exige uma gestão de resultados. “Nossa Prefeitura está muito alinhada com isso. Por isso, promovemos capacitações, para que nossos técnicos tenham condição de receber recursos federais de inúmeros fundos disponíveis para as prefeituras. Essa qualificação é para que Teresópolis tenha mais condições de receber, executar, gerenciar e prestar contas dos projetos desses fundos”, pontuou.

O Assessor Parlamentar Marcelo Rossado acompanhou o curso. “O objetivo é empoderar o funcionário público e facilitar o acesso dele aos convênios e recursos de emendas parlamentares e verbas voluntárias, evitando que o município perca verbas, como já aconteceu no passado”, opinou.

O SICONV é uma ferramenta on-line que agrega e processa informações sobre as transferências de recursos federais para estados e municípios. Entre as vantagens estão a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.

A facilitadora da capacitação foi Regina Lemos, Coordenadora Geral de Governança Colaborativa e Gestão do Conhecimento, do Ministério da Economia. Ela veio à convite do Deputado Hugo Leal especialmente para capacitar o pessoal de Teresópolis. Regina considera que, para o servidor, o uso do SICONV é muito confortável, pois dá transparência e segurança, com uma rastreabilidade de tudo o que é feito no sistema. Na avaliação dela, ganha a sociedade, que consegue ver tudo o que é feito no município; ganha o servidor, porque todos os seus atos são registrados, acompanhados e fiscalizados; e ganha a administração pública, que começa a aumentar a sua profissionalização.

Foto: Jorge Maravilha