CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA DO CREF1 REÚNE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PEDRÃO

Vinte profissionais de Teresópolis e região participaram do curso de atualização em Suporte Básico de Vida realizado pelo Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1). O curso aconteceu no sábado (25), no Ginásio Pedro Jahara, na Várzea. Procedimentos técnicos para prestar atendimento de primeiros socorros a vítimas de acidentes, desde ferimentos leves até casos mais graves, como paradas cardiorrespiratórias, foram orientados pelo professor Fábio Azevedo.

O treinamento para atendimento de emergência de suporte de vida é obrigatório desde setembro de 2017 nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. “A reciclagem acontece a cada dois anos. Os profissionais são preparados para fazer um curativo ou uma imobilização, a transportar adequadamente uma vítima de acidente e até a reverter um quadro de parada cardiorrespiratória”, esclareceu Fábio Azevedo.

Para Angeli Nogueira, de Cachoeiras de Macacu, suporte básico de vida e primeiros socorros deveriam ser disciplina curricular desde a educação infantil até o ensino fundamental. “Um procedimento errado após um acidente pode até causar a morte da vítima”, opinou. Conhecido mestre de Capoeira em Teresópolis, Luiz Carlos Pinto da Silva, o popular Sorriso, também fez o curso.  “Muito importante para nós, que lidamos com atletas, pois imprevistos acontecem. Nada melhor do que saber utilizar essas manobras para pode ajudar aos nossos alunos”, destacou.

De acordo com a subsecretária de Esportes e Lazer, Erika Marra, este foi o primeiro de uma série de cursos a serem realizados em parceria com o CREF1. “Nossa meta é proporcionar maior capacitação para os profissionais da área, sem precisar sair da cidade”, explicou.

Fotos: Marcelo Roza