Curso Básico em Defesa Civil reúne cerca de 40 voluntários

Compartilhar:

Em torno de 40 voluntários de diversos bairros e comunidades tiveram nesta terça-feira, dia 3, no Teatro Municipal, na Prefeitura, para a aula inaugural do Curso Básico em Defesa Civil. Dividida em quatro módulos e totalizando 12 horas-aula, a capacitação é direcionada às pessoas que se inscreveram junto à Secretaria de Defesa Civil para atuar como voluntárias em suas comunidades em ações de prevenção e situações de emergência. A segunda aula acontece nesta quinta, dia 5.

A primeira aula teve como tema ‘Introdução e Conceitos Gerais’ sobre o assunto e foi ministrada pelo coordenador da Secretaria de Defesa Civil, Vanderson Marmô, e pelos representantes do Cemaden-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) Marcella Rodrigues, geotécnica, e o sargento BM Moreira, que falaram sobre ‘Gerenciamento de Desastres e Abrigos Temporários’.

Para o secretário de Defesa Civil, Coronel Ricardo Leal, a formação de equipes de voluntários contribui para o fortalecimento do órgão e torna a população mais atenta e preparada para agir em caso de desastres naturais.

“O objetivo é preparar a população para que saiba como agir em situações de risco. Vamos passar, por exemplo, o significado dos termos técnicos que usamos para facilitar a comunicação com os voluntários em casos de ocorrências. Isso ajuda a dar uma resposta mais rápida, o que é fundamental para salvar uma vida”, pontuou cel. Leal, afirmando que novas edições do curso devem ser promovidas durante este ano.

Entre os voluntários inscritos, Jucelia Fidélis, moradora de Pimenteiras, que destacou a transmissão do conhecimento para outras pessoas. “Eu morei em uma casa onde passei por enchentes e precisei ser socorrida por bombeiros. Por isso, me inscrevi para participar. Para poder ajudar as pessoas a minha volta, se for preciso”, disse a costureira.

Judas Tadeu, presidente da Associação de Moradores do Vale da Revolta, também ressaltou a relevância de passar as informações para o maior número de moradores possível. “Quando é realizado um evento ou um curso como esse, é de extrema importância que a gente participe e passe para todos os moradores da comunidade o que aprendemos. Temos um espírito coletivo no nosso bairro e tudo o que a gente aprender aqui será passado para todos lá”.

Soldados do Tiro de Guerra também participam do curso. Segue abaixo programação para as próximas aulas:

Curso Básico em Defesa Civil

Local: Teatro Municipal – Av. Feliciano Sodré, 675/2º andar, Várzea (Prefeitura)

  • Dia 5 de maio, quinta-feira, 18h às 21h: Módulo II – Percepção de Riscos Hidrológicos, Geológicos e Estruturais
  • Dia 10 de maio, terça-feira, 18h às 21h: Módulo III – Meteorologia e Monitoramento
  • Dia 12 de maio, quinta-feira, 18h às 21h: Módulo IV – Sistema de Alerta e Alarme, Combate a Incêndio, Salvamento e Primeiros Socorros

Fotos: Ascom/PMT e Sec Defesa Civil