Cultura de Raiz celebra o Dia do Meio Ambiente e abre a temporada dos festejos juninos

Compartilhar:

Mais uma vez a Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, reuniu artistas da cultura popular com o melhor da música do interior, durante a 6ª edição do Encontro de Cultura de Raiz – Temporada 2016. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento aconteceu no domingo, 5 de junho, e teve como foco a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente e os festejos juninos.

Como de costume, a atração – em formato de programa de auditório e cenário de quintal de casa de roça – foi aberto pelo apresentador Beto Selig e Maria Eduarda. Nesta edição também foi anunciado ao público o novo Secretário de Cultura, o artista plástico Márcio de Paula, que assumiu a titularidade da Pasta na última quinta-feira, 2.

“Esse programa é fantástico, um movimento de resgate da cultura popular, principalmente para a nossa cidade, onde muitos vivem no campo. Eu particularmente sou um apaixonado por esse ritmo. O sucesso do Cultura de Raiz se mede pelos anos que o evento se mantém”, declarou Márcio de Paula.

Diversos artistas, como Geremias Cruz, Timbira e Futrica, Wanda Pinheiro, Nelci do Acordeon, Felix do Forró e Edson Rosa, entre tantos outros, abrilhantaram a programação. Repente, declamação de poesias e moda de viola também fizeram parte das apresentações do encontro, criado para valorizar a música do homem do campo e resgatar os artistas populares. O artesanato local também pôde ser prestigiado.

A repentista Wanda Pinheiro declarou sua satisfação em participar sempre do evento. “Para mim é uma felicidade e a oportunidade de dividir a minha alegria com essas pessoas. Cantar já é maravilhoso, podendo divertir os outros então, aí não tem prazer maior para um artista”, disse Wanda.

Completando 80 anos no dia da apresentação, dona Ana Gomes não perde uma edição do Cultura de Raiz. “Venho sempre que posso, é maravilhoso para mim, que sou nascida e criada na roça. É tão bom que acho que nem dá para melhorar!”, brincou a aniversariante.

Texto: Gisele Barreto
Fotos: AscomPMT