Cultura e gastronomia movimentam o outono em Teresópolis

Compartilhar:

Cidade da Região Serrana fluminense tem famoso festival de gastronomia e várias atrações culturais em abril e maio

Um festival gastronômico realizado em 15 cidades, o Brazil Restaurant Week, chegou a quatro restaurantes de Teresópolis. Até 16 de abril, Viva Italia, Don Phillipe, Imbuhy e Tempêro com Arte participam do evento, que, segundo seu realizador, Fernando Reis, “é uma ótima oportunidade para os apreciadores da boa gastronomia provarem menus diferenciados e de qualidade (entrada + prato principal + sobremesa), preparados por renomados chefs, tudo a preços democráticos”. Outro evento de dar água na boca dos visitantes e moradores é a Terê Páscoa, um Festival de Sobremesas que vai de 14 a 23 de abril.

Mas, nem só de guloseimas vive o outono na cidade serrana. A Cultura vem proporcionando bons e variados eventos, como o Brazil International Film Festival (Festival Internacional de Cinema do Brasil), que acontecerá durante dois finais de semana — de 19 a 21 e de 25 a 27 de maio — no Teatro Municipal de Teresópolis, que fica no segundo piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675, Várzea). Produzido pela empresa brasileira ZE’S Produções, em parceria com a canadense Blue Snowman, o festival já tem mais de 800 filmes inscritos e serão selecionados 65, entre curtas, médias e longas-metragens. Com o apoio da Prefeitura, através de sua Secretaria de Cultura, o festival terá 10 sessões gratuitas, abertas ao público (às 15h e 18h), e a noite de premiação (27 de maio, às 19h) fechada para convidados, com a presença de atores, diretores e produtores do Brasil e do exterior, além da imprensa e dos indicados e premiados do festival — que será dirigido por José Cláudio Silva, formado em cinema e TV no Canadá.

Outra atração de vulto serão as três Vias Sacras do Instituto Saber, com 72 atores, e que acontecerão em Teresópolis no bairro do Quebra Frascos e na Várzea, nos dias que antecedem a Semana Santa (7, 8 e 13 de abril). As duas primeiras encenações dos últimos momentos de Jesus Cristo ocorrerão no Sítio São José (Rua Francisco Smolka, s/nº, Quebra Frascos, às 19h30). E a terceira na Praça Balthasar da Silveira (a da Igreja Matriz de Santa Teresa, na Várzea, Centro, às 18h).

A Secretaria Municipal de Cultura promoverá outros eventos já tradicionais. Todo primeiro domingo de cada mês (o próximo é 2 de abril), acontecem os projetos “Cultura de Raiz”, com apresentações de músicos locais e convidados, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº, Araras, a partir das 10h); e “Música na Matriz”, com música sacra, clássica e popular, dentro da Igreja Matriz de Santa Teresa, às 16h. Outro evento muito popular é a Semana da Música, que vai de 16 a 20 de maio, na Calçada da Fama (Centro), de 15h às 16h, num palco montado próximo à passagem para a Praça Olímpica Luís de Camões. São sete atrações — uma por dia —, com estilos variados (pop, forró, MPB, sertanejo, etc.). Há também o Cultura em Movimento, que todo mês leva a um bairro da cidade ou do interior atrações teatrais e musicais num palco montado em caminhão da Secretaria de Cultura. Em 16 de abril, será no bairro do Corta Vento e, em 21 de maio, no Perpétuo. Ambos das 15h às 17h.

Outros eventos vêm sendo divulgados no folheto “Viva Cultura”, da secretaria, distribuído nos centros culturais, hotéis, pousadas e principais lojas da cidade, além do site: www.vivaculturateresopolis.wordpress.com.

Texto: Ney Reis/Secretaria Municipal de Cultura
Fotos: AscomPMT/Divulgação

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”483″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”999″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]