Você está visualizando atualmente Cultura e entretenimento: ‘Festival di Teresa’ celebra bicentenário da Imperatriz Teresa Cristina em Teresópolis

Programação acontece de 8 a 12 de junho e contará com música e danças típicas, teatro, cinema, desfiles e exposições

Para celebrar os 200 anos da Imperatriz Teresa Cristina, Teresópolis se transformará em um pedaço da Itália entre os dias 8 e 12 de junho, com a realização do ‘Festival di Teresa’. Desenvolvido pela MOX Produções, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, o projeto será promovido no Palácio Teresa Cristina, sede da Prefeitura, Espaço Cultural Higino, a Casa de Cultura Adolpho Bloch e a Casa da Memória Arthur Dalmasso. Além da programação nesses locais, a Avenida Oliveira Botelho, no Alto, será fechada ao trânsito para receber grande parte da estrutura do festival, que terá entrada gratuita. Passarelas, palcos, telões, e mais de 20 restaurantes com pratos da culinária italiana vão movimentar a cidade. O público poderá assistir a shows de música e danças típicas, intervenções de grupo de teatro motorizado inspirado na ‘Comédia Dell´arte’, palhaços, músicos solos, teatro e dança solos.

“Temos que valorizar a importante contribuição cultural da Imperatriz Teresa Cristina para o país e para Teresópolis. Iniciamos esse resgate em 2019, ao criar a Medalha Imperatriz Teresa Cristina para homenagear as pessoas que prestam relevantes serviços ao município e, na abertura do festival, vamos fazer a entrega da medalha a personalidades que contribuem para a preservação da memória da imperatriz. Será uma bela programação. Convido a todos, teresopolitanos e visitantes, para prestigiar esse grande evento”, frisa o Prefeito Vinicius Claussen. A secretária de Cultura, Cléo Jordão, complementa: “O ‘Festival di Teresa’ comemora o ano do bicentenário de nossa Imperatriz Teresa Cristina e sua origem italiana. Focado em atrativos da Itália, com objetivo de divulgar a história e a cultura para nosso povo e turistas. O evento contará com shows musicais, dança, gastronomia, cinema e muita diversão”.

No dia 7, às 19h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, acontece a premiação do concurso temático ‘Soarte Festival di Teresa’. A abertura oficial do evento será na Prefeitura, no dia 8, a partir das 20h. Na ocasião, será entregue a ‘Medalha Imperatriz Teresa Cristina’ a personalidades que contribuem para a preservação da memória da homenageada. No Espaço Cultural Higino haverá exibição de filmes ligados à Itália, com mostras de curtas, longas e documentários, desfiles de modas, apresentações de camerata e exposição. Também estão na programação intervenções teatrais durante as comemorações. Na Casa de Cultura Adolpho Bloch e na Casa da Memória Arthur Dalmasso, o público também poderá apreciar exposições sobre a figura da Imperatriz. A programação completa segue em anexo.

Criação da MOX Produções, o ‘Festival di Teresa’ tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e da Enel. De acordo com a organização do evento, o festival deve gerar cerca de 800 empregos entre diretos e indiretos durante os cinco dias de evento e a expectativa é de que mais de 50 mil visitantes passem pela cidade.

Quem foi Teresa Cristina?

Teresa Cristina de Bourbon foi a terceira imperatriz do Brasil e reinou ao lado de D Pedro II durante 46 anos. Considerada “Mãe dos Brasileiros”, chegou ao país há 177 anos, a bordo da Fragata Constituição, acompanhada por uma grande comitiva que reunia artistas, artesãos e intelectuais. Figura doce, religiosa e culta, trouxe grandes contribuições para os brasileiros.  Teresa Cristina nutria grande amor pelo Brasil e Teresópolis foi nomeada em homenagem a ela.

programação – festival di teresa