Crianças especiais participam de atividades lúdicas e interativas no Pedrão

Compartilhar:

Uma programação diferente tomou conta do Ginásio Pedrão na última quinta-feira, 1º de setembro. Cerca de 50 crianças com necessidades especiais atendidas pelo Espaço Saúde e Comunicação (ESAC) participaram, pela primeira vez, das atividades lúdicas em um espaço público.

“O objetivo foi fazer uma dia fora do consultório”, comentou a fonoaudióloga e diretora da clínica, Juliana Guedes. Ela trabalha exclusivamente com crianças que apresentam algum quadro de alteração motora, neurológica, cognitiva e sensorial, como síndromes, autismo, paralisia cerebral  e outros.

O secretário de Esportes e Lazer, Luiz Otávio Oliveira, acompanhou de perto a programação das crianças. “O Pedrão é de todos, por isso toda vez que pudermos nós  apoiaremos eventos que vão beneficiar a população de Teresópolis”, disse.

Segundo Juliana, trabalhar o aprender em educação especial de maneira mais agradável, na forma de brincadeiras, faz com que os pequenos interajam bem melhor. “A proposta foi proporcionar às crianças, que já fazem parte do programa terapêutico da clinica, um dia diferente onde eles podem participar, todos juntos, das oficinas de vivência motora e sensorial, além das atividades de linguagem e cognição”, relatou.

De acordo com a equipe do ESAC, que realiza um trabalho multidisciplinar, a relação brincar e aprender é desenvolvida através das habilidades diárias praticadas com materiais pedagógicos apropriados ao nível intelectual de cada paciente. “Por meio das oficinas é nítido o progresso motor, cognitivo, social e comportamental deles”, afirmou Juliana.

O Espaço Saúde e Comunicação conta hoje com uma equipe especializada formada por três psicólogos, três fonoaudiólogos, três fisioterapeutas, três terapeutas ocupacionais e duas psicopedagogas. Funciona na Rua Waldir Barbosa Moreira, 205 sala 205, na Várzea. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2743-0232.

Texto: Gisele Barreto
Fotos: Jorge maravilha