COVID-19: Projeto Costurinhas do Bem pede a doação de materiais para confecção de máscaras e capotes descartáveis

Compartilhar:
Campanha iniciada por mulheres voluntárias, que está unindo Secretaria de Saúde, outros voluntários e empresários, já produziu 50 capotes e 642 máscaras
 
A solidariedade está unindo um grupo de voluntários, empresários e a Secretaria Municipal de Saúde numa bonita campanha, em Teresópolis, em prol do bem-estar coletivo. É o projeto Costurinhas do Bem, lançado há cerca de uma semana, pelas redes sociais.
Artesãs e costureiras de Teresópolis se voluntariaram para confeccionar capotes e máscaras descartáveis para doação aos profissionais de saúde e para famílias com parentes testados positivos para o COVID-19 ou parentes suspeitos, que precisem de isolamento domiciliar.
A campanha reúne mulheres do grupo de costura da Loja Maçônica Teresópolis Primeira, integrantes do grupo Anjos da Costura e vários voluntários, que se encontram em isolamento social, para que cortem e costurem máscaras e capotes, seguindo um gabarito de corte. Toda mobilização é feita através da internet e um motoboy voluntário entrega as peças produzidas para a Secretaria de Saúde, responsável pela entrega da produção ao público-alvo da campanha.
Em uma semana, foram produzidos 50 capotes e 642 máscaras de proteção individual, todos higienizados e prontos para doação. Existem mais 2.100 peças cortadas para costurar essa semana.
A iniciativa é divulgada pelas redes sociais pedindo a colaboração da população, para que doem materiais. “O projeto recebeu a doação de 7 peças de TNT, 22 peças de elástico e 10 cones de linha, o que deve totalizar mais de 5.200 máscaras. Mas o material está acabando. Por isso, convidamos a população a participar com a doação desse material, de preferência na cor branca ou cores claras”, conclama Edneia Martuchelli, subsecretária de Atenção Básica em Saúde/Secretaria Municipal de Saúde.
As doações de materiais podem ser entregues na Secretaria de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366, na Tijuca), de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.