COPBEA resgata cão e gato abandonados nos bairros do Ato e da Várzea

Nestas segunda, 10, e terça, 11, equipe da Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBPEA) da Prefeitura resgatou mais dois animais abandonados. A ação teve a participação de equipes do Setor de Zoonoses/Secretaria de Saúde e da Guarda Civil Municipal/Secretaria de Segurança Pública e a colaboração de protetoras e donas de animais de estimação que se solidarizaram com a causa.

Com sinais de atropelamento, um gato sem raça definida apareceu na noite de segunda-feira no terreno de uma pessoa, no bairro do Alto. Sensibilizada, a pessoa pediu ajuda à COPBEA que, nesta terça, levou o bichano para atendimento de emergência no projeto social da clínica veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), na Prata. Na terça, um cachorro adulto sem raça definida, e que há cerca de um mês perambulava pela Várzea, foi resgatado e, após consulta veterinária, ficou em lar temporário de uma protetora, onde aguarda por adoção responsável.

“Muito debilitado, o gato foi medicado e, após avaliação, foi definido que ele deverá passar por cirurgia nesta sexta-feira para amputação de uma das patas. Já o cachorro está bem clinicamente. Há um mês moradores, lojistas e clientes do comércio da Reta tentavam resgatá-lo, sem sucesso”, relata Jackson Muci, coordenador da COPBEA. “Qualquer pessoa que tenha interesse em acolher um animal comunitário ou errante pode fazer contato com a Coordenadoria, estamos sempre prontos a ajudar no resgate e transporte. Também incentivamos adoções responsáveis dos animais abrigados no Centro de Triagem Animal da Prefeitura”, orienta.

Denúncias de maus-tratos e abandono de animais podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria Geral da Prefeitura, 2742-8761, ou pelo aplicativo eOuve. Todas serão encaminhadas à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal, que é vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.