Construção de Clínicas da Família, fortalecimento do turismo e recuperação das estradas são resultados do encontro com o Governador

O Prefeito Vinicius Claussen considerou muito positivo o encontro com o Governador Wilson Witzel, em Petrópolis, no final de semana. Alguns temas importantes para a cidade foram abordados e receberam acenos positivos do governador.

Na reunião, que fez parte do segundo dia da agenda itinerante do governador pelas cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, a cidade de Teresópolis foi representada pelo Prefeito Vinícius Claussen, o Secretário de Governo, Henrique Carregal, e também pelo Deputado Federal, Hugo Leal.

Saúde

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis, o Governador Wilson Witzel prometeu dissolver parte da dívida com a cidade, que está estimada em R$ 60 milhões. Com esta ação, o Estado poderá ajudar a cidade a concluir a obra de uma clínica da família, em Bonsucesso. “O Governador se comprometeu a terminar as obras da clínica da família em Bonsucesso, no 3º Distrito. Foi o ponto alto do encontro”, afirmou o Prefeito Vinícius Claussen. A obra da clínica da família em Bonsucesso está parada desde 2015, e foi prometida a construção de uma nova clínica, no bairro de São Pedro.

Outras medidas também foram finalizadas junto ao Governador. São elas: o repasse de R$ 400 mil para a UPA Teresópolis vai retroagir até o mês de janeiro e continuará durante o ano, sem interrupção; haverá repasse do cofinanciamento da ESF (Estratégia de Saúde da Família) e também para a Farmácia Básica; será feito o incentivo para a expansão da rede de atenção básica; também será ampliado o repasse financeiro para o setor de oncologia do município; para baratear o custo de medicamentos e evitar o desabastecimento nos postos de saúde, serão reestruturadas as suas compras; e ficou para o mês de julho o início dos repasses de ajuda aos hospitais de Teresópolis.

O cofinanciamento da ESF é uma proposta de apoio financeiro do Estado para a área da saúde da família. Esse apoio já existiu em 2014 e o atual governo demonstra interesse em sua retomada.

Infraestrutura

Também foram apresentados e discutidos temas quanto às estradas que ligam Teresópolis a Petrópolis e Nova Friburgo. O Prefeito Vinícius Claussen apresentou projetos de melhorias para as estradas Teresópolis-Friburgo e Teresópolis-Itaipava. O Governador defendeu a privatização dessas estradas. “Sem isso, nós não vamos ter condições de ter melhores estradas e vamos continuar com deficiência, tanto no transporte particular, como no turismo e transporte de carga, que vêm sendo muito atingidos com as estradas ruins. É melhor pagar pedágio do que ter estradas esburacadas”, explicou o Governador Wilson Witzel.

Texto: Raphael Branco