CONSELHO DA CIDADE EMPOSSA MEMBROS DO PODER PÚBLICO E ELEGE NOVO PRESIDENTE

Compartilhar:

Conselho tem 26 membros da sociedade e do poder público

O Conselho Municipal da Cidade está completo. Tomaram posse, na noite desta quinta-feira (27), os 13 membros indicados pelo poder público. Junto com os outros 13 membros eleitos pela sociedade civil organizada, eles vão “pensar” a cidade, sugerir e orientar ações da municipalidade. Na Reunião Ordinária do Conselho, também foram eleitos o novo presidente e vice-presidente. Raimundo Lopes, secretário municipal de Meio Ambiente, vai presidir o Conselho Municipal da Cidade até 2020. A professora do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Ana Maria Gomes de Almeida, que presidiu o conselho nos últimos dois anos, será a nova vice-presidente.

O prefeito Vinicius Claussen esteve presente à posse e destacou a importância do Conselho Municipal da Cidade e dos demais conselhos para Teresópolis. “É fundamental entender a importância da sociedade civil organizada na condução da cidade e ajudá-la a se estruturar, a construir um plano de ação e trabalho. Tenho orientado aos secretários que busquem reformular os conselhos temáticos, como o de Meio Ambiente, por exemplo, para que haja a paridade entre a sociedade e o poder público. É preciso também evitar que o presidente seja obrigatoriamente o secretário da pasta, para que se abra a possibilidade da condução ser também da sociedade civil organizada. Isso ajuda a que a gente tenha o equilíbrio”, lembrou o prefeito que, antes de assumir o Executivo Municipal, atuou nos conselhos da Merenda Escolar, da Segurança Pública e do Turismo.

A nova vice-presidente, Ana Maria, lembrou das dificuldades enfrentadas nos últimos dois anos na presidência do Conselho. Isso por conta da instabilidade política e econômica vivida pelo município, com a constante troca de prefeitos e secretários de Planejamento e Projetos Especiais. “Esses dois anos foram muito conturbados; foram muitos prefeitos, muitos secretários e não houve continuidade do trabalho. Então, meu maior empenho foi não deixar o Conselho acabar. E, apesar de todas as dificuldades, a gente conseguiu produzir, inclusive com a aprovação pela plenária da proposta de Código de Obras”, relatou, acrescentando que a situação agora é diferente. “Eu deposito muita esperança nos próximos dois anos, no trabalho e empenho dos conselheiros. Espero que haja apoio do prefeito e seus secretários, porque sem o apoio do poder público tudo fica muito difícil”, concluiu.

A professora Ana Maria deve atuar como uma espécie de “conselheira dos conselheiros”, para ajudá-los com sua vasta experiência de atuação no Conselho Municipal da Cidade

Para o presidente Raimundo Lopes, é preciso a colaboração entre o poder público e a sociedade civil para que a cidade dê um salto de qualidade. “O Conselho da Cidade é fundamental para o município. Ele tem um papel importante como indutor do desenvolvimento de maneira sustentável. E aí entra a revisão do Plano Diretor, elaborado há 12 anos. Essa Teresópolis já não existe mais, ou ficou muito pouca coisa dela. É preciso atualizá-lo para a gente projetar prá frente. É um desafio gigantesco”, concluiu.

O prefeito elogiou a escolha dos novos presidente e vice. “Fiquei muito feliz com escolha do Raimundo para presidente. É uma pessoa capacitada, um servidor de carreira, uma pessoa que pensa a cidade pro futuro, que deseja deixar um legado. E a professora Ana Maria, com toda a sua experiência, vai, com certeza, ajudar ao conselho a retomar sua agenda e suas ações em prol da cidade, recuperando o tempo perdido nesses dois anos. Saio daqui vendo que a sociedade quer participar e fazer o seu papel. E o Conselho Municipal da Cidade tem dois papéis essenciais para Teresópolis: o controle social sobre a cidade e a influência na criação das políticas públicas”, concluiu.

Veja abaixo a relação dos membros do Conselho Municipal da Cidade empossados nesta quinta-feira:

I – SEGMENTO GOVERNAMENTAL:

a) Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais:
Titular: Frederico Moreira Gomes, Alessandro Hilleshein Silva
Suplente: Paulo Henrique Teixeira Nogueira, Adriana Fátima Aquino de Oliveira

b) Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural:
Titular: Kleber Cozzolino;
Suplente: Guilherme Ferreira Marques

c) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social:
Titular: Marcos Ferreira dos Santos Jaron;
Suplente: Manuela de Almeida Castor do Amaral

d) Secretaria Municipal de Turismo:
Titular: Henrique Silva;
Suplente: Fernando Moraes Rocha

e) Secretaria Municipal de Meio Ambiente:
Titular: Raimundo Antônio Lopes;
Suplente: Fátima Carolina Freitas

f) Secretaria Municipal de Serviços Públicos:
Titular: Márcio de Almada Rocha;
Suplente: Rosangela do Nascimento Vitório

g) Secretaria Municipal de Defesa Civil:
Titular: Bruno Ramos da Cunha;
Suplente: Jacinto Silva do Nascimento

h) Secretaria Municipal de Segurança Pública:
Titular: Naum Aguiar Fibiger;
Suplente: Juçara Lima de Oliveira

i) Secretaria Municipal de Administração:
Titular: Lucas Guimarães Homem;
Suplente: Marcos Antonio da Silva

j) Secretaria Municipal de Cultura:
Titular: Sayonara Zeitune;
Suplente: Luciana Pegorer Pera

k) Legislativo Local:
Titular: Jackson Alves Muci;
Suplente: Guilherme Pacheco Salgado

l) Ente Federal:
• PARNASO:
Titular: Breno Herrera Coelho: Suplente: Marcus Machado Gomes

Foto: Lipe Nascimento