Conlestech: Evento regional de tecnologia e inovação movimenta Teresópolis

Você está visualizando atualmente Conlestech: Evento regional de tecnologia e inovação movimenta Teresópolis
Na abertura do evento: o vice-presidente do Conleste, Prefeito Vinicius Claussen; o diretor geral do Conleste, Hédio Mataruna; a coordenadora do Sebrae/Regional Serrana II, Cláudia Pacheco; o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, Celso Pansera; e o presidente do Sincomércio Teresópolis e diretor da Fecomércio, Igor Edelstein
Compartilhar:

Município receberá laboratório móvel da IBM em 2023

Realizado nesta quarta-feira, 23/03, no Centro de Convenções do SESC Alpina, no Golfe, o evento regional de tecnologia “Conlestech Teresópolis” reuniu representantes dos municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense – Conleste. O objetivo foi fomentar a economia do conhecimento através d e estratégias conjuntas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Vice-presidente do Conleste e anfitrião do evento, o Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, deu boas vindas aos participantes. “É uma grande honra receber o Conlestech, um dos maiores eventos de ciência e tecnologia do estado realizado pelo Conleste. O consórcio reúne 17 municípios, com 3 milhões de habitantes em sua área de abrangência e 20% do PIB do estado do Rio de J aneiro. Uma honra também receber os representantes das prefeituras, institutos de Ciência e Tecnologia, startups e outras empresas que desenvolvem tecnologia no estado do Rio. Geramos conhecimento, promovemos soluções conjuntas e fomentamos o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação regional”, destacou Vinicius Claussen.

Mais evidenciada durante a pandemia de Covid-19, a transformação tecnológica vem mostrando o reordenamento gradual da economia. “A pandemia, em que pese tudo o que ela trouxe de ruim para a humanidade, mostrou que ciência é fundamental e que, unida à inovação, pode de fato mudar a realidade de uma região. O Conlestech é a oportunidade para que os municípios dialoguem entre si, com a sociedade civil e o setor produtivo buscando construir projetos coletivos que valorizem a ciência, a tecnologia e a inovação, mas sempre com a preocupação também com o desenvolvimento social”, opinou o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, Celso Pansera. Ex-deputado federal, Pansera já exerceu o cargo de ministro de Ciência e Tecnologia.

Diante deste cenário, a busca de soluções coletivas se mostra o caminho mais promissor para o desenvolvimento regional, na opinião do assessor de Inovação do SENAC-RJ. “Muito importante que as pessoas se reúnam para discutir assuntos relevantes em termos de desenvolvimento regional. Melhor ainda quando se traz essa discussão para um evento onde a gente pode fazer uma co-criação de soluções para que cada cidade implemente o seu programa de desenvolvimento. Esse é o momento em que Teresópolis está mostrando suas ações e acho que é esse o g rande caminho: trabalharmos juntos com foco em pautas futuras”, comentou José Alberto Aranha.

Laboratório móvel da IBM

Durante o Conlestech, o Prefeito Vinicius Claussen recebeu a chave do HackaTruck Makerspace, laboratório móvel de tecnologia, que virá para a cidade em 2023 para capacitar gratuitamente estudantes de ensino superior em novas tecnologias. O caminhão itinerante é um projeto de educação da IBM e a chave do projeto foi entregue ao prefeito por Fabiano Rangel, Exec utivo de Desenvolvimento de Negócios da empresa.

Trabalhador do futuro

Primeiro de 4 eventos tecnológicos que acontecerão ao longo do ano, o ‘Conlestech Teresópolis’ abordou as mudanças do mercado de trabalho diante dos avanços tecnológicos e as profissões do futuro. “Esse evento se soma ao trabalho realizado pela Gestão Municipal para estimular esse setor, um dos que mais emprega no nosso município: são mais de 3 mil empregos diretos e 250 empresas em Teresópolis. Além de discutir o setor de tecnologia e o desenvolvimento socioeconômico regional, abordamos o futuro do mercado de trabalho e debatemos o avanço tecnológico, que cria novas vagas e substitui outros empregos”, relatou Vinicius Oberg, secretário municipal de Ciência e Tecnologia.

Teresópolis mostrou que está no caminho da transformação tecnológica e que investe na qualificação dos trabalhadores para as profissões do futuro. “Abordamos a situação de quem já está no mercado de trabalho e que precisa se atualizar para acessar uma nova tecnologia e também a formação do novo trabalhador. Teresópolis é destaque nesse sentido. Como o Prefeito Vinicius Claussen disse, os al unos da rede pública municipal de ensino receberão esse ano tablets com uma série de conteúdos, treinamento e robótica. Isso é investir na formação do trabalhador do futuro. O município já tem a Casa do Trabalhador, uma iniciativa do Prefeito Vinicius, e tem também a Faetec, para a capacitação profissional”, pontuou Lucas Guimarães, secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

“Teresópolis e outros municípios do Conleste têm a ciência e a tecnologia na sua matriz de desenvolvimento territorial. Teresópolis tem isso bem definido no Plano Diretor. É fundamental fomentar essa política pública, incentivar principalmente o segmento público a se reinventar, a criar ferramentas que vão facilitar o dia a dia dos contribuintes e dos moradores dos municípios, entendendo que é preciso desburocratizar, tornar a gestão pública mais eficiente, mais transparente e tornar a vida das pessoa s mais agradável”, finalizou o Prefeito Vinicius Claussen.

O evento

Com o tema ‘Mercado de Trabalho do Futuro, Presente!’, o ‘Conlestech Teresópolis foi promovido em parceria com o Sebrae-RJ, a Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, a Fecomércio e as 17 prefeituras consorciadas. A programação incluiu um fórum temático com painéis e palestras com profission ais renomados do mercado para transferência de conhecimento. Teve ainda exposição com as instituições do ecossistema de inovação do Conleste, as govteths do Sebrae e as 17 Prefeituras consorciadas, para possibilitar negociações público-privadas e inserir a Inovação dentro do ambiente público.

A Prefeitura de Teresópolis participou da Sessão de Negócios do Sebrae-RJ como Empresa Âncora. Direcionada a startups, a sessão teve como objetivo gerar negócios e o encadeamento produtivo. De Teresópolis, participaram da programação como debatedores os secretários municipais Vinicius Oberg (Ciência e Tecnologia) e Lucas Guimar&ati lde;es (Trabalho, Emprego e Economia Solidária) e a subsecretária municipal de Atenção Básica de Saúde, Edneia Martuchelli.

Fotos: Bruno Nepomuceno