CONFERÊNCIA PARA ATUALIZAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REÚNE CERCA DE 300 PESSOAS

CONFERÊNCIA PARA ATUALIZAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REÚNE CERCA DE 300 PESSOAS
Representantes de vários setores da sociedade participam da Conferência de Educação

Com a presença de cerca de 300 pessoas, começou nesta quinta (27), no auditório da Igreja Lagoinha, a Conferência Municipal de Educação de Teresópolis. O objetivo do encontro, que segue até esta sexta (28), é acompanhar o processo de avaliação e monitoramento das metas apontadas no Plano Municipal de Educação. Isso será feito através da validação de notas técnicas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

A abertura do evento contou com a participação do Prefeito Vinicius Claussen. “A Educação do município é uma fortaleza. Teresópolis é uma cidade resiliente e a Educação mostra essa característica, sendo referendada pelo TCE como destaque no estado do Rio. Parabenizo a todos os professores, diretores e equipe administrativa pela excelência com que vêm desenvolvendo o ensino ao longo dos anos. Nosso objetivo é potencializar esse trabalho, que já está sendo muito bem feito”, elogiou o Prefeito.

A Secretária de Educação, Rosana Mendes, pontuou a relevância do plano para as atividades do ensino. “O plano conduz todas as nossas ações. Esse é o momento para a gente avaliar essas metas, validar as notas técnicas que passaram por atualizações, de acordo com a aprovação dos delegados participantes”, disse a Secretária, que destacou a presença da avaliadora educacional do Ministério da Educação, Cintia da Luz. Ela prestou orientação técnica durante o processo de revisão do plano e, na abertura da conferência, ministrou a palestra ‘A importância do Plano Municipal de Educação como Política Pública’.

Participam da Conferência, como delegados e observadores, representantes de segmentos educacionais, de setores sociais, de conselhos, instituições e entidades que atuam na área da educação.

Plano Municipal de Educação

Aprovado em 2016 pela Câmara Municipal, o Plano Municipal é alinhado ao Plano Nacional de Educação e aponta metas e indicadores a serem seguidos pelo prazo de dez anos. Neste período, as estratégias devem ser adaptadas à situação vigente.

Ao término da conferência, nesta sexta (28), a Secretaria de Educação terá 60 dias para dispor todas as notas técnicas validadas em formato de alteração de lei e encaminhá-las para a Câmara de Vereadores. O Legislativo irá analisar o documento e submeter, por meio de votação, a aprovação das referidas modificações.

Confira a programação para esta sexta (28):

  • 8h – Café;
  • 8h30 – Apresentação Cultural;
  • 9h às 12h – Início dos trabalhos de apresentação do diagnóstico e das Notas Técnicas;
  • 12h – Almoço;
  • 13h30 – Retomada dos trabalhos de apresentação do diagnóstico e das Notas Técnicas;
  • 15h30 – Intervalo;
  • 15h45 até 17h30 – Continuação dos trabalhos de apresentação do diagnóstico e das Notas Técnicas;
  • 17h30 às 18h – Indicação de Moções.

Fotos: Jorge Maravilha

Fechar Menu
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: