CONFERÊNCIA PARA ATUALIZAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REÚNE CERCA DE 300 PESSOAS

Com a presença de cerca de 300 pessoas, começou nesta quinta (27), no auditório da Igreja Lagoinha, a Conferência Municipal de Educação de Teresópolis. O objetivo do encontro, que segue até esta sexta (28), é acompanhar o processo de avaliação e monitoramento das metas apontadas no Plano Municipal de Educação. Isso será feito através da validação de notas técnicas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

A abertura do evento contou com a participação do Prefeito Vinicius Claussen. “A Educação do município é uma fortaleza. Teresópolis é uma cidade resiliente e a Educação mostra essa característica, sendo referendada pelo TCE como destaque no estado do Rio. Parabenizo a todos os professores, diretores e equipe administrativa pela excelência com que vêm desenvolvendo o ensino ao longo dos anos. Nosso objetivo é potencializar esse trabalho, que já está sendo muito bem feito”, elogiou o Prefeito.

A Secretária de Educação, Rosana Mendes, pontuou a relevância do plano para as atividades do ensino. “O plano conduz todas as nossas ações. Esse é o momento para a gente avaliar essas metas, validar as notas técnicas que passaram por atualizações, de acordo com a aprovação dos delegados participantes”, disse a Secretária, que destacou a presença da avaliadora educacional do Ministério da Educação, Cintia da Luz. Ela prestou orientação técnica durante o processo de revisão do plano e, na abertura da conferência, ministrou a palestra ‘A importância do Plano Municipal de Educação como Política Pública’.

Participam da Conferência, como delegados e observadores, representantes de segmentos educacionais, de setores sociais, de conselhos, instituições e entidades que atuam na área da educação.

Plano Municipal de Educação

Aprovado em 2016 pela Câmara Municipal, o Plano Municipal é alinhado ao Plano Nacional de Educação e aponta metas e indicadores a serem seguidos pelo prazo de dez anos. Neste período, as estratégias devem ser adaptadas à situação vigente.

Ao término da conferência, nesta sexta (28), a Secretaria de Educação terá 60 dias para dispor todas as notas técnicas validadas em formato de alteração de lei e encaminhá-las para a Câmara de Vereadores. O Legislativo irá analisar o documento e submeter, por meio de votação, a aprovação das referidas modificações.

Confira a programação para esta sexta (28):

• 8h – Café;
  • 8h30 – Apresentação Cultural;
  • 9h às 12h – Início dos trabalhos de apresentação do diagnóstico e das Notas Técnicas;
  • 12h – Almoço;
  • 13h30 – Retomada dos trabalhos de apresentação do diagnóstico e das Notas Técnicas;
  • 15h30 – Intervalo;
  • 15h45 até 17h30 – Continuação dos trabalhos de apresentação do diagnóstico e das Notas Técnicas;
  • 17h30 às 18h – Indicação de Moções.

Fotos: Jorge Maravilha