COMUNICADO CORONA VÍRUS

Compartilhar:

Foi notificado neste sábado (29/02/2020) um caso suspeito de infecção pelo novo Coronavírus, pelo Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano. Trata-se de uma paciente mulher de 32 anos, moradora de Teresópolis, que retornou há 9 dias de uma viagem à Itália, um dos 16 países com transmissão ativa do vírus. A paciente apresentava como sintomas mal-estar, coriza e febre. No atendimento, foram adotadas todas as medidas de precaução e colhidos exames que já foram enviados para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (LACEN-RJ), para análise específica de acordo com os protocolos da Organização Mundial de Saúde, que poderá descartar ou confirmar o diagnóstico.

A paciente encontra-se em isolamento doméstico, sem contato com outras pessoas e com atualização de quadro clínico a cada 6 horas. Neste domingo, 01/03/2020, ela passa bem, está sem febre e com sinais de resfriado comum.

O Prefeito Vinicius Claussen tem mantido contato direto com o Secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, para atualização das ações no município e acompanhamento das ações em nível estadual. É importante ressaltar que, até o momento, o Estado do Rio de Janeiro não teve casos confirmados de infecção por Coronavírus e segue em vigilância.

A Subsecretaria de Atenção Básica de Saúde e a Divisão de Vigilância Epidemiológica seguem acompanhando o caso rigorosamente e atualizações sobre o caso serão feitas nesta segunda-feira. A Prefeitura de Teresópolis esclarece que não há motivo para pânico e que, em caso de dúvidas, a população procure diretamente a Secretaria Municipal de Saúde, um profissional de Saúde em uma das unidades públicas municipais ou entre em contato pelo telefone da SMS: (21) 2742-9883.