Companhia de Cães da Guarda Municipal e Polícia Militar participam de simulação na Semana da Cidadania

Agentes da Companhia de Cães da Guarda Civil Municipal e policiais do 30º Batalhão de Polícia Militar fizeram uma simulação de abordagem nesta sexta-feira, dia 30, movimentando a Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea. A atividade marcou o penúltimo dia de programação da Semana da Cidadania, evento promovido pelo Observatório Social do Brasil – Teresópolis.

A simulação mostrou duas abordagens passo a passo. Os pastores alemães Sniper e Uzy, da Companhia de Cães da Guarda Civil Municipal, foram acionados durante a demonstração de resistência à prisão de um indivíduo abordado pelos policiais militares, e também atuaram na revista de um veículo para localização de armas e/ou de drogas.

“A intenção é trabalhar em conjunto com o 30º BPM e mostrar para a sociedade que a prevenção é feita em parceria, com os cães sendo acionados para as buscas de armas e drogas”, explicou o guarda civil municipal Alessandro Lomba, da Companhia de Cães. “Todas as ações realizadas com o auxilio da Guarda Municipal têm sido proativas e isso reflete na sociedade como um todo”, completou Filipe Nuno, aspirante a oficial/PM.

Segundo Claudio Carneiro, direitor do Observatório Social Brasil-Teresópolis, a proposta da instituição é promover esses eventos junto com parceiros, como Associação Comercial, Sincomércio, Unifeso, Guarda Municipal, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, entre outros. “Isso para mostrar como é bom ser cidadão e cuidar da cidade. Foram feitas várias palestrar para despertar a cidadania e incentivar a participação da sociedade”, comentou.

O público acompanhou com interesse a atuação dos cães na simulação de abordagem policial. “É uma atividade muito positiva para o desenvolvimento dos nossos jovens, que têm que aprender a viver em sociedade”, opinou Quitéria Carvalho, instrutora da Associação CAMP Teresópolis, que levou um grupo de alunos ao evento. “Temos que ajudá-los como cidadãos e dar incentivo para que o trabalho continue”, completou o empresário Paulo Henrique Costa Lima, que presenciou a atividade junto com os filhos Artur e Lucas.

Fotos: AscomPMT