Comitê Pró-Teresópolis apresenta projetos para o Município

Compartilhar:

Teresópolis, 1º de dezembro de 2015 – Criado por iniciativa do prefeito Márcio Catão, o Comitê Pró-Teresópolis elaborou e apresentou nesta terça-feira, dia 1º, vários projetos para serem executados em parceria entre poder público e iniciativa privada. O trabalho é resultado da mobilização iniciada no dia 12 de novembro com empresários e representantes de clubes de serviço e de instituições. Seguindo um cronograma, eles elencaram propostas nas áreas de agricultura, serviços públicos, incremento da arrecadação municipal e gestão, desenvolvimento econômico, esporte e lazer.

“Estão sendo pontuadas ações viáveis, dentro da realidade financeira da Prefeitura e dos parceiros. Estamos construindo um projeto para termos a Teresópolis que queremos no futuro”, resumiu o prefeito Márcio Catão.

A reformulação da legislação municipal para a realização do programa ‘Adote uma Praça’, a fim de recuperar praças e fontes da cidade; a realização da campanha ‘Várzea nossa, Várzea limpa’, de revitalização do centro da cidade em preparação para o período de Natal, e uma força-tarefa para agilizar a liberação de processos de cobrança de débitos em dívida ativa estão entre as prioridades. As reuniões terão continuidade ainda esta semana com o objetivo de tirar as propostas do papel.

Para o secretário de Governo, Alex Castellar, os representantes da sociedade estão mostrando seu potencial de contribuição a fim de alavancar o Município, que vem sendo seriamente afetado pela crise econômica nacional. “Ninguém está propondo nada extraordinário, mas ações simples e objetivas. Daqui a pouco a população começará a ver os resultados”.

Integrante do comitê, o presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, Fábio Costa Velho, aprova a mobilização. “Está na hora de colocar nossa cidade em ordem, como queremos, e isso só será possível com a ajuda de todos, empresários, entidades e poder público”, assinalou.

Outra proposta é a capacitação, na próxima semana, das equipes técnicas do Departamento de Licitação, da Secretaria de Controle Interno e da Procuradoria Geral a fim de adequar os editais de concorrência pública à Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Dessa forma, os pequenos empresários poderão ter preferência de contratação nas licitações da Prefeitura. “A ideia é que a administração pública compre de uma empresa do Município para injetar dinheiro na economia local”, explicou Lucas Guimarães, do Sindicato dos Administradores do Estado do Rio de Janeiro, e coordenador do Comitê Pró-Teresópolis.

Participaram do encontro de trabalho os secretários municipais Alex Castellar (Governo), Cléo Jordão (Cultura e Turismo), Jucimar Secchin (Administração), os subsecretários Márcio Salomão (Governo) e Leandro Coutinho (Meio Ambiente), e os técnicos Kleber Cozzolino (Agricultura) e Nei Machado (Planejamento). Dos parceiros, acompanharam a reunião representantes da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Câmara de Dirigentes Lojistas, Teresópolis Convention & Visitors Bureau, Rotary Clube, Fundação Educacional Serra dos Órgãos, Maçonaria, Associação das Vítimas das Chuvas de Teresópolis, Observatório Social de Teresópolis, Sindicato dos Empregados no Comércio, Sindicato dos Administradores do Estado do Rio de Janeiro, Associação de Moradores do Vale da Revolta e do Legislativo Municipal.

Fotos: Marcelo Roza