Começam as aulas dos cursos de qualificação gratuitos em Teresópolis

Compartilhar:

Núcleo do Cerom ainda tem vagas. Capacitação é fruto da parceria entre Prefeitura, UNIRIO e Ministério do Trabalho

As aulas dos cursos de qualificação promovidos por meio da parceria entre a Prefeitura, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Ministério do Trabalho, começaram nesta quinta (13/12), no Cerom, em São Pedro, e na Escola Municipal Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso. A capacitação oferece quatro cursos: Assistente Administrativo, Turismo e Hotelaria, Recepção do Cliente e Telemarketing e terá duração de três meses. Ainda há vagas para o polo que funciona no Cerom. Quem estiver interessado, deve comparecer, de segunda a sexta, a partir das 18h30, o centro educacional para se inscrever.

O primeiro módulo é básico, com 40 horas/aula. Nesta sexta, o tema da aula foi ‘Trabalho e Cidadania’ e seguirá, até final de dezembro, com outros, como Português. Em janeiro, começam os módulos técnicos de cada curso.

O professor Arthur Barbosa, que vai ministrar aulas no primeiro módulo do curso, no Cerom, enfatizou a importância da qualificação para conquista de uma vaga no mercado de trabalho. “A proposta de realizar esse projeto é excelente porque os jovens que estão terminando o Ensino Médio e que não possuem capacitação profissional, ou nem mesmo uma orientação sobre a escolha da carreira, encontram na caravana esse suporte, essa direção para iniciar a carreira, sabendo sobre as áreas em que podem atuar no mercado de trabalho, em especial, em Teresópolis”, disse.

Os participantes receberam material didático e uniforme gratuitamente e, ao final dos cursos, serão certificados pela UNIRIO e Ministério do Trabalho. Lidiane Oliveira, de 25 anos, que se inscreveu para Recepção do Cliente, tem ótima expectativa para o curso. “Estou terminando o Ensino Médio e, no momento, estou desempregada. Mas, quando surgir uma vaga, vou estar melhor preparada para o mercado”, afirmou.

Na Escola Municipal Francisco Maria Dállia, a aula inaugural contou com a presença de 200 alunos. O módulo básico será ministrado pelos professores Daysianne Mendes do Amaral, Tarcio Leal, Thaís Pereira, Isabel Cristina e Ângela Alves Martins. Na próxima segunda (16/12), a carreta da Caravana do Trabalho estará no polo de Bonsucesso para uma aula de Educação Empreendedora.

Caravana do Trabalho: qualificação social e profissional

O Projeto Caravana do Trabalho, programa itinerante de qualificação social e profissional para a juventude, é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e tem o apoio da Prefeitura de Teresópolis, por meio das secretarias de Trabalho e de Educação.

A proposta é democratizar e expandir a qualificação social e profissional nas áreas de difícil acesso, através de modos alternativos, como os itinerantes, de qualificação social e profissional.

Foto (Cerom): Sidney Pontes
Foto (Escola Francisco Maria Dállia): Divulgação