Começa pintura da ciclofaixa na Reta

Compartilhar:

Prefeitura incentiva o uso de bicicleta e implanta ciclofaixa nas avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré

Depois do término do asfaltamento da Reta, o DER (Departamento de Estradas e Rodagem), com o auxílio da Prefeitura, iniciou o trabalho de pintura das faixas branca e vermelha de demarcação da ciclofaixa, que contemplará toda a extensão das avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré.

Os preparativos para a operação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, orientando o trânsito, e das secretárias de Obras e de Serviços Públicos na organização. Além da ciclofaixa, as duas pistas de rolamento e o estacionamento dos veículos, em ambos os lados das avenidas, vão ganhar nova pintura.

A ciclofaixa é vista como um avanço para a cidade, que não contava anteriormente com uma área exclusiva para a prática de atividades físicas. Além de ser um atrativo para a qualidade de vida e esporte, a ciclofaixa vai beneficiar grande contingente que utiliza a bicicleta para se deslocar até o seu local de trabalho.

O espaço será reservado unicamente aos ciclistas e corredores, que a utilizarão no mesmo sentido dos carros. A ciclofaixa contará com 2.400 metros de extensão tendo um metro e vinte de largura. Ao total, praticantes terão cerca de cinco quilômetros para se exercitarem numa zona segura.

As intervenções levam em conta estudo realizado pela Secretaria Municipal de Obras para que os pedestres contem com áreas seguras para circulação, os ciclistas ganhem faixas exclusivas e os motoristas, pistas de rolamento mais largas durante o dia.

Ciclofaixa e ciclovia – A ciclofaixa consiste numa demarcação na altura do pavimento composta pelas faixas de proteção nas cores branca e vermelha para dar maior segurança do ciclista. Já a ciclovia conta com uma elevação em relação ao solo e é protegida diretamente, através de mureta, por exemplo.

Texto: Gisele Barreto
Fotos: Jorge Maravilha