Começa a 13º Primavera de Museus na Casa da Memória

Compartilhar:
Teve inicio nesta terça-feira, 24, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, na Várzea, a 13ª Primavera dos Museus. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o projeto tem duração de uma semana e acontece anualmente em todo território nacional. O objetivo é promover, divulgar e valorizar a importância do espaço museológico no circuito cultural, estimulando a visitação e criando um sentimento de pertencimento da comunidade com a história da cidade.
 
E nesta terça-feira, combinando com o tema escolhido pelo próprio IBRAM para a Primavera deste ano, “Museus por dentro, por dentro dos museus”, a Casa da Memória montou a exposição ‘Guardiões da Memória’.  A mostra vai contar um pouco sobre a história de cada guardião de memórias de Teresópolis, como é o caso do Grêmio Musical Paquequer, em Araras, o Museu do Esporte, no Pedrão, o Museu Francisco Lippi, em Venda Nova, entre outros. Com entrada franca, a exposição fica aberta à visitação até o início do próximo ano.
 
Na sexta-feira (27), às 19h, a instituição realiza a palestra ‘Sensibilização ao patrimônio’ com a geógrafa, pesquisadora e especialista em Educação Ambiental, Silvia Machado de Castro, que vai falar sobre o valor do patrimônio para a sociedade. A entrada é franca.
 
“Hoje entendemos a importância do patrimônio histórico e cultural de uma cidade, o quanto ele fala sobre sua gente. Por isso convidamos alunos de todas as escolas e centros sociais para nos visitar e conhecer um pouquinho mais de Teresópolis”, disse o diretor da Casa da Memória, Rafael Corrêa.
 
A Casa da Memória Arthur Dalmasso fica no Centro, na Praça Baltazar da Silveira, 91, e funciona de terça a domingo, das 17h às 17h.
 
13ª Primavera dos Museus
 
Geralmente o evento ocorre na semana que inicia a estação da primavera e tem como objetivos, entre outros: promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante das instituições; e intensificar a relação dos museus com a sociedade.
 
A 1ª Primavera dos Museus ocorreu no ano de 2007, com o tema “Meio Ambiente, Memória e Vida”, com a participação de 300 museus e 874 eventos na programação.