Com participação ostensiva do Ministério Público foram firmadas cessão e doações à Prefeitura de Teresópolis de partes do terreno da Sudamtex

Compartilhar:

Áreas abrigarão campus da UNIRIO, parque fluvial e nova sede da Prefeitura. ‘Casarão Rosa da Reta’ seja transformado em museu

O Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado pelo Procurador Geral, Gabriel Palatnic, assinou na sexta-feira (11), na 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Teresópolis do Ministério Público Estadual, documentos de cessão e de doação ao Município de partes do terreno da antiga fábrica de tecidos Sudamtex, na Várzea. Conduzida pelo Promotor de Justiça, Marcos da Motta, a audiência teve ainda a presença do proprietário da Sudamtex, Ricardo Haddad, e do seu advogado, Sylvio Capanema.

A iniciativa é resultado de Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público contra os proprietários da fábrica, por conta de danos ambientais acumulados durante alguns anos de atividade. Por orientação do órgão, a compensação pelo não pagamento de volumosa dívida ambiental foi a transformação do débito em benfeitorias para Teresópolis.

Instalada numa área de aproximadamente 150 mil metros quadrados na Várzea, a fábrica de tecidos Dona Isabel S/A, mais conhecida como Sudamtex, começou a funcionar em 1965 e fechou as portas definitivamente em 2006. Nos tempos de grande produção, chegou a empregar mais de mil funcionários.

“Com a oficialização, teremos espaço para importantes aparelhos culturais, ambientais e turísticos, além de uma universidade pública federal de excelência, a primeira de Teresópolis, e bem no centro da cidade, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação de qualidade, com acesso garantido via ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). São atrativos que, certamente, destacarão ainda mais o município nos cenários regional e estadual”, avaliou o Prefeito.

Parque fluvial, nova Prefeitura, museu e mobilidade

Será construído um parque fluvial às margens do Rio Paquequer e a área será doada ao Município de Teresópolis. Serão doados, ainda, o túnel da extinta Estrada de Ferro, que será transformado em um aparelho turístico, e um prédio de 3 mil metros quadrados que abrigará, futuramente, o novo centro administrativo da Prefeitura. O ‘Casarão Rosa da Reta’ será transformado no museu Palácio Teresa Cristina.

A cessão do imóvel para instalação da UNIRIO e a doação do túnel foram assinados em documentos autônomos; as demais doações compõem o acordo que será homologado pelo juiz da demanda.

Outro compromisso documentado é a realização de obras de arruamento de acesso à futura sede da Prefeitura, e que funcionará como alternativa para desafogar o trânsito no trecho da Avenida Feliciano Sodré e no entorno da Sudamtex.

“A formalização desses contratos é um marco histórico para Teresópolis, pois vai gerar emprego, renda, contribuir para melhorar a mobilidade urbana e fomentar a economia local, através do turismo”, concluiu o Procurador Geral do Município, Gabriel Palatnic.

Fotos: Divulgação