Clube de Desbravadores e Prefeitura em ação

Compartilhar:

Uma ação ambiental promovida por iniciativa do Clube de Desbravadores Águia Serrana resultou na limpeza da Praça Nossa Senhora de Aparecida, no bairro de São Pedro. Realizado neste domingo, 20, o trabalho de capina e varrição reuniu crianças e adolescentes, na faixa de 10 a 15 anos, que utilizaram ferramentas cedidas pela Prefeitura.   

Segundo Andressa Ferreira, diretora da organização vinculada à Igreja Adventista do 7º Dia, a ação cumpriu uma das missões do Clube de Desbravadores. 

– Essa atividade teve como objetivo conscientizá-los sobre o respeito que devemos ter com o próximo, a importância da preservação do meio ambiente e ainda contribui para que eles mudem o seu comportamento no dia a dia – resumiu Andressa. 

Desbravadora há seis anos, Giovania Siqueira, 16, sempre participa das ações. “Nossas atividades envolvem brincadeiras, dinâmicas de grupo e estudo bíblico, o que é importante para fortalecer a fé”, destacou.  

Raziel Tavares, de 12 anos, gosta do trabalho realizado em equipe. “Antes minha mãe dizia que eu era desorganizada. Depois que eu entrei para o Clube, eu me tornei mais disciplinada”, contou.  

Cleiton da Silva fez questão de acompanhar o filho Kevin, de 10 anos. “É melhor se engajar e dar o exemplo. Acredito que assim poderemos ter um mundo melhor”, opinou.   

O Vice-Prefeito, Sandro Dias, também Secretário Municipal de Planejamento e Projetos Especiais, enalteceu a atuação conjunta. 

– Quando soubemos mais detalhes das ações que desenvolveriam em parceria com o Município, nos colocamos à disposição para dar as condições necessárias. Temos o privilégio de conhecer de perto o trabalho dos Desbravadores, não só aqui, mas também em outras cidades, e não podíamos deixar de apoiar ações tão belas e importantes para Teresópolis. É maravilhoso ver jovens envolvidos com o bem comum -, avaliou.  

Programada para abril, a próxima ação ambiental é o plantio de mudas em área de reflorestamento no bairro Paineiras, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

O Clube de Desbravadores existe desde 1950 como programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia, está presente em mais de 160 países e reúne mais de dois milhões de participantes. Meninos e meninas na faixa etária de 10 a 15 anos, de diferentes classes sociais e religião, participam de reuniões semanais para aprender a desenvolver habilidades e o gosto pela natureza. Atividades ao ar livre como acampamentos, caminhadas e escaladas, ordem unida e disciplina, artes manuais e combate ao uso do fumo, álcool e drogas fazem parte do programa. 

Em Teresópolis, as reuniões acontecem aos sábados, 15h, e domingos, 9h, na Igreja Adventista, localizada na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 101, na Várzea, onde os interessados podem se inscrever para participar. 

Fotos: AscomPMT