Chamada Pública para a merenda escolar em Bonsucesso com mais de R$ 190 mil em contratações

Compartilhar:

A Chamada Pública para a compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar dos meses de outubro até dezembro, ocorrida na última semana, em Bonsucesso, no 3º Distrito, encerrou com mais de R$ 190 mil em contratações com o município. Na data também aconteceu o ‘Encontro Rural’, com a participação de agricultores familiares, produtores rurais, empreendedores e microempreendedores rurais, empresários de pequenos negócios, diretores de escola e pais de alunos.

O secretário de Administração, Lucas Guimarães, frisou que o Encontro Rural amplia o modelo de Chamada Pública que a gestão do Prefeito Vinicius Claussen vem implementando. Lucas destacou que o evento apresenta os produtos que a chamada vai comprar, destaca as regras do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), e explica sobre a DAF (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e como funciona a dinâmica da Chamada Pública.

“A gente apresentou uma série de palestras, com profissionais falando sobre uso consciente do crédito, por exemplo. Foi explicado para o empreendedor como obter esse crédito de forma que ele não se endivide e depois não consiga pagar. Também foram abordados o empreendedorismo na escola e a produção consciente e planejamento da produção, ou seja, como potencializar o uso da terra sem prejudica-la”, enfatizou Lucas Guimarães.

O coordenador de Turismo Rural da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do estado, Pablo Kling, conversou com os participantes sobre como potencializar o turismo rural em Teresópolis e região Por exemplo, uma propriedade que só produz, também passe a vender café da manhã tradicional, almoço, hospedaria, banhos de cachoeira, etc. A ideia é fomentar a agricultura, tendo como chamariz a chamada pública, seja de empreendedorismo, educação, fomento econômico.

“Não podemos ter um estado do Rio forte se o interior não for forte. E uma das principais vocações do nosso interior é a agricultura e, principalmente, a agricultura familiar. Uma das ferramentas para que a gente possa colaborar com o desenvolvimento social e econômico dessas famílias, aumentando a qualidade de vida e a renda, é o turismo rural. Ele engloba uma série de outros fatores, como o trabalho de forma associativa”, ressaltou Kling.

Equipe da Sala do Empreendedor Itinerante também esteve presente no ‘Encontro Rural, com orientação sobre a legalização de empresas, microcrédito produtivo, orientação e emissão de MEI e qualificação do empreendedor.

Na ocasião, foi realizada, na Escola Municipal Francisco Maria Dállia, Chamada Pública para a aquisição de gêneros alimentícios para a Merenda Escolar para a participação de Agricultores Familiares de forma individual ou organizados em Grupos Informais, Associações ou Cooperativas.

A compra de hortaliças, legumes e frutas da Agricultura Familiar para a alimentação escolar na Rede Municipal de Ensino é feita com recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

A partir de 2019, a iniciativa é integrada ao Núcleo Estratégico Operacional da Agricultura Familiar, do Programa Cidades Empreendedoras. Desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura, o programa tem foco em políticas públicas para acelerar o desenvolvimento local.

Fotos: Sidney Pontes