Centro municipal de diálise recebe nome do Dr. Robertão

Compartilhar:

Médico, professor, político e, por último, prefeito de Teresópolis, o Dr. Roberto Pinto, Robertão, recebeu nesta segunda-feira (19), uma grande homenagem: a nomeação do conhecido centro municipal de diálise, que passa a se chamar Centro de Terapia Renal Substitutiva Roberto José Pereira Pinto. O pedido foi feito pela Loja Maçônica Teresópolis Primeira, de onde Robertão era irmão, e foi atendido e transformado em projeto de lei pelo Vereador Mauricio Lopes.

 “É um ato de reconhecimento de uma pessoa com uma história bonita e que tanto contribuiu com Teresópolis como médico, professor, deputado estadual, vice-prefeito e prefeito”, resumiu o Prefeito Vinicius Claussen.

 Autor da Lei Municipal nº 3.597/2017, o Vereador Maurício Lopes enalteceu a figura pública de Robertão. “Como vice-prefeito e prefeito, ele representou uma grande esperança para o município, assim como essa clínica representa para todas as pessoas que necessitam de tratamento de saúde”.

 “É um orgulho muito grande um homem que fez tanto pela nossa cidade, e pertencendo a nossa Loja, ser homenageado dessa forma”, comentou Paulo César Cordeiro, da Loja Maçônica Teresópolis Primeira.

 Emocionados, os filhos do Dr. Robertão agradeceram a homenagem. “A família toda adorou essa indicação. Desde criança, meu pai dizia pra gente que ele ‘estava’ como político, mas que sempre foi médico, e essa homenagem mostra essa realidade”, agradeceu o filho, Robson Pinto, em nome da família.

 Localizado na Tijuca, o Centro de Terapia Renal Substitutiva atende cerca de 110 pacientes de Teresópolis e cidades vizinhas. “E pensar que Teresópolis já passou uma situação muito difícil, com os pacientes de hemodiálise tendo que se deslocar até Itaboraí para tratamento. Hoje é um novo momento, a clínica funciona a pleno vapor, com recursos do governo federal, oferecendo serviço de qualidade aos pacientes renais”, concluiu Prefeito Vinicius Claussen.

Quem foi Robertão

Roberto José Pereira Pinto, o Robertão, formou-se em medicina em 1975 e se especializou em ortopedia e medicina do trabalho. Casado, pai de quatro filhos, foi professor da Faculdade de Medicina de Teresópolis por 30 anos.

 Fundou e dirigiu por 31 anos a tradicional COT – Clínica de Ortopedia e Traumatologia. Foi diretor do Hospital das Clínicas de Teresópolis, da Beneficência Portuguesa e da extinta Casa de Saúde Nossa Senhora Fátima.

 Figura pública de Teresópolis, Dr. Roberto Pinto, o Robertão, iniciou sua carreira política em 1982. Foi Deputado Estadual e Vice-prefeito no período de 2009 a 2011. Robertão foi empossado prefeito interino no dia 5 de agosto de 2011. Ele morreu de complicações cardíacas apenas 48 horas depois de ter assumido.

Fotos: Jorge Maravilha