Centro de Diálise começa a atender pacientes renais na terça, 29

Compartilhar:

Com o compromisso de garantir tratamento humanizado, o prefeito Mario Tricano inaugurou nesta quinta, 24, o Centro Municipal de Diálise, no bairro Tijuca. Com isso, cerca de 90 pacientes renais de Teresópolis voltam a fazer hemodiálise na cidade, depois de 3 anos de atendimento nos municípios de Magé e Itaboraí.

“Diálise é sinônimo de sofrimento, e em Teresópolis isso se agravou. Humanamente era impossível para os pacientes continuarem esse tratamento fora do município”, pontuou o prefeito Mario Tricano.

Com licença do Governo do Estado, o Município aguarda habilitação do Ministério da Saúde, responsável pelos custos do tratamento. Porém, a unidade vai começar a funcionar. “A Prefeitura vai assumir temporariamente o pagamento para que essas pessoas possam usufruir imediatamente dos serviços de hemodiálise em Teresópolis”, garantiu Tricano.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Julio Cesar Ambrosio, até segunda-feira, 28, a unidade passará por desinfecção de todas as instalações, e também serão montados os turnos de atendimento. Os primeiros pacientes renais serão atendidos a partir desta terça-feira, dia 29, deixando para trás o sacrifício de horas de viagem.

“O tratamento em si sacrifica bastante, mas a viagem debilita ainda mais o paciente, que passa horas numa máquina. A gente espera melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, que poderão se tratar na cidade onde moram”, assinalou o secretário.

Um grupo de pacientes agradeceu ao secretário municipal Raphael Teixeira, por estar disponível sempre que foi procurado. “Uma emoção muito grande receber esse carinho. Desde que tomou posse, em janeiro, o prefeito Mario Tricano se empenhou para resolver a situação da hemodiálise. Então, hoje é dia de alegria, pois trabalhamos para amenizar o sofrimento desses pacientes”, disse, emocionado.

O vice-prefeito Sandro Dias também comemorou a abertura do Centro de Diálise. “É um sonho realizado, apesar de tudo o que foi lembrado sobre o sofrimento das pessoas nos últimos anos. Não estamos oferecendo uma clínica qualquer, mas o melhor que existe no mercado, com tratamento humanizado. Muito bom poder viver esse momento”, concluiu.

O centro

Localizado na Rua Roberto Rosa, 366, na Tijuca, o centro de terapia renal funcionará de segunda a sábado, das 7h às 17h. Com equipamentos e profissionais especializados, a clínica tem 35 cadeiras e capacidade para até 105 atendimentos. O serviço será prestado pela empresa Renal Assistência Médica, contratada por licitação para gerir a unidade.

“Vamos acompanhar quem faz hemodiálise e os que fazem consulta no ambulatório do SUS e forem referenciados pela rede. A clínica está estruturada para atender até 200 pacientes por mês, conforme determinação do Ministério da Saúde”, explicou o médico nefrologista Virgílio Delgado, responsável técnico da clínica.

Segundo ele, haverá retaguarda hospitalar caso ocorra alguma intercorrência grave. “Quem passar mal durante o tratamento terá atendimento assegurado no Hospital das Clínicas e no São José, que estão contratualizados como hospitais de retaguarda do Centro de Diálise. Também daremos suporte à UPA”, informou Virgílio.
Transplantado, Oziel Alves da Silva acompanhou toda a luta pela abertura do Centro de Diálise. “Foi muita luta e muito choro, mas é uma vitória para os pacientes da hemodiálise. Agradeço a Deus, à Prefeitura e à Secretaria de Saúde pela realização desse sonho. Tenho certeza que agora vão acabar os óbitos”.

Camila Lima de Mello faz hemodiálise há 16 anos e também comemorou a conquista. “É uma emoção muito grande. Muitos disseram que não veriam a clínica aberta, e realmente não viram. Eles jamais serão esquecidos. Agradecemos a Deus, a tudo o que foi feito. Agradecemos também ao pessoal de Itaboraí, que durante três anos nos ajudou muito na nossa caminhada para que pudéssemos estar aqui hoje”.

Fotos – crédito Marcelo Roza.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”350″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”999″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]