Centro de Atendimento contra o Coronavírus de Teresópolis volta a funcionar no Pedrão

Você está visualizando atualmente Centro de Atendimento contra o Coronavírus de Teresópolis volta a funcionar no Pedrão
Compartilhar:

Antes no EPEM, atendimento e testagem para a COVID-19 serão realizados no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, todos os dias das 8h às 20h

A partir desta quarta-feira (19), o Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara (Pedrão), volta a abrigar o Centro de Atendimento contra o Coronavírus de Teresópolis. Desde julho de 2021, a testagem para Covid-19 estava sendo realizada no EPEM, na Várzea. O atendimento continua acontecendo todos os dias da semana, de 8h às 20h.

A decisão do Prefeito Vinicius Claussen visa oferecer mais estrutura para o atendimento a quem procura por testagem, devido ao aumento da procura que se registra desde a última semana. Pacientes que precisarem de atendimento noturno ou com sintomas mais graves poderão procurar as unidades de pronto-atendimento do município: UPA 24h ou SPA de Bonsucesso (no 3º distrito).

“De volta ao Pedrão, o Centro de Atendimento contra o Coronavírus de Teresópolis funcionará com plantão de 12 horas, incluindo finais de semana. Pessoas com sintomas graves devem buscar diretamente uma unidade de pronto-atendimento. Já para casos de sintomas leves, é orientado que o paciente busque o novo local para receber o atendimento adequado e realizar a testagem”, informa a Subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Edneia Martuchelli.

De acordo com dados atualizados do Painel Covid-19, no dia 16 de janeiro, o município já realizou o total de 125.828 testes na população, sendo descartados 90.250 testes. A atual taxa de positividade é de 28,3%.

Ação pioneira no Estado

A estruturação do Centro de Atendimento contra o Coronavírus foi uma das primeiras ações da Gestão Municipal no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Pioneira no Estado do Rio de Janeiro, ela foi instituída em março de 2020.

Situação da pandemia em Teresópolis

Com o avanço da imunização contra a Covid-19 em Teresópolis, atualmente o município já realiza a imunização em crianças de 5 a 11 anos de idade, com comorbidade.

Ainda segundo dados do Painel Covid-19, atualizados no dia 16 de janeiro, até o momento, já foram aplicadas 27.653 vacinas na população. Sendo: 146.430 primeiras doses (81%); 120.0043 segundas doses (66,4%); 4.180 doses únicas (2,31%); e 25.879 doses de reforço (14,3%).

A ocupação de leitos nos hospitais é a seguinte: 100% de lotação na UTI (5 de 5), e 100% na enfermaria (4 de 4). A regulação de leitos COVID-19 é estadual e, em caso de ocupação completa, o Estado regulará para o hospital sob sua regulação mais próximo.