Você está visualizando atualmente Casa do Trabalhador de Teresópolis recebe visita de representante do Governo do Estado e de equipe de Magé
Sabrina Cardoso de Melo, Rosane Gralato e Heber Ovídio Raphael, da Casa do Trabalhador de Magé, Márcia Faria Asthine Neves, coordenadora do Instituto Beneficente Batista Monte Hermom, secretário municipal de Trabalho Lucas Guimarães, coordenadora do SINE Teresópolis, Renata Telles, e o supervisor do SINE e da Casa do Trabalhador/Setrab, Rodrigo Baeta

Inaugurada em julho de 2021 e considerada referência, a Casa do Trabalhador de Teresópolis recebeu nesta quinta-feira, 19/05, a visita técnica do supervisor do SINE e da Casa do Trabalhador/Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, Rodrigo Baeta, e de equipe da recém inaugurada Casa do Trabalhador de Magé, formada pelo coordenador Heber Ovídio Raphael, a agente do trabalho Sabrina Cardoso de Melo e a assessora de planejamento, Rosane Gralato. Recebido por Lucas Guimarães, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, por Renata Telles, coordenadora do SINE Teresópolis, e equipe, e por Márcia Faria Asthine Neves, coordenadora do Instituto Batista Beneficente Monte Hermom (IBBMH), parceiro da Prefeitura, o grupo veio conhecer as instalações e conferir a estrutura e rotinas de atendimentos da unidade de Teresópolis.

“Muito válido conhecer outras realidades, entender as dificuldades de outras cidades e compartilhar soluções e oportunidades. Essa troca de experiências é fundamental para pensar alternativas e aprimorar cada vez mais o atendimento aos trabalhadores”, avaliou Lucas Guimarães.

A Casa do Trabalhador de Teresópolis se destaca por oferecer atendimento diferenciado e que abrange a família do público alvo. “Além das aulas de capacitação, também oferecemos atendimento psicossocial, jurídico e reforço escolar, entre outros serviços gratuitos. Entendemos que ajudando a família, o trabalhador fica mais tranquilo para buscar formação e exercer sua atividade”, pontuou o secretário municipal de Trabalho.

A visita técnica foi considerada positiva. “Verificamos uma integração bem produtiva entre o SINE e a Casa do Trabalhador de Teresópolis com o Instituto Batista Beneficente Monte Hermom, que é parceiro do Município. Nossa meta é levar tudo o que dá certo em um município para outro que tenha dificuldade. Estou à disposição dos coordenadores dessas unidades para fazer a interlocução e levar suas demandas à Secretaria de Estado de Trabalho e Renda. O maior interesse do Governo do Estado é oferecer bons projetos e atender cada vez melhor a população”, destacou o supervisor Rodrigo Baeta.

Inaugurada há um mês, a Casa do Trabalhador de Magé busca modelos de atendimento para aprimorar o trabalho que oferece. “Nada melhor do que visitar um município como Teresópolis, que é referência, para se basear, trocar idéias, adaptar e desenvolver projetos para oferecer o melhor serviço ao público”, opinou Rosane Gralato.

O secretário de Trabalho de Teresópolis ressalta que o Município colhe os bons resultados da captação e oferta de vagas por conta do programa ‘Pra cima Terê’, que tem como foco desenvolver ações estratégicas de fortalecimento da economia e recuperação de empregos, através do eixo ‘Emprega Terê’, liberado pelo Prefeito Vinicius Claussen. “A Gestão Municipal agradece ao Governador Cláudio Castro e ao secretário estadual de Trabalho e Renda, Patrique Welber, pela parceria em todas as iniciativas que resultem na geração de novos postos de trabalho e na qualificação profissional, para melhoria da qualidade de vida da população”, assinalou Lucas Guimarães.

A casa

Inaugurada no dia 6 de julho de 2021 pelo Prefeito Vinicius Claussen e o Governador Cláudio Castro, a Casa do Trabalhador de Teresópolis fica localizada na Rua Luis Noguet Júnior, 100, no bairro de São Pedro, e está instalada no prédio de 5 andares do Instituto Beneficente Batista Monte Hermom, parceiro da Prefeitura. Desde a inauguração, a unidade registra 2.015 atendimentos, 1.114 entrevistas de emprego, 1.749 vagas de cursos e atendimento social e 952 beneficiados ou certificados.

Funcionando de segunda a sexta, das 9h às 17h, a unidade oferece atendimento do SINE (carteira de trabalho digital, cadastro de currículos, seguro desemprego), possui salas de informática, de curso técnico de beleza, para qualificação teórica e local de entrevistas. Conta ainda com área para treinamento de pessoal do setor hoteleiro e qualificação de trabalhadores da construção civil.

Oferece assistência social e jurídica, atendimento nas áreas de psicopedagogia, psicanálise e de fisioterapia, aulas de reforço escolar do 1º ao 5º ano, Libras, iniciação musical, balé infantil, jazz infantil, artesanato (tricô, crochê, macramê), reparo e manutenção de notebook, Excel, história do marketing, jiu-jítsu, corte de cabelo, manicure e reflexologia podal.

“Muito bom ver que Teresópolis é referência na prestação desse atendimento. Sinal de que a parceria está dando certo”, concluiu a coordenadora do IBBMH, Márcia Faria Asthine Neves.

Fotos: Bruno Nepomuceno