‘Carreata Solidária’: colecionadores desfilam com seus carros de época pelas ruas de Teresópolis e encantam o público

Você está visualizando atualmente ‘Carreata Solidária’: colecionadores desfilam com seus carros de época pelas ruas de Teresópolis e encantam o público
Fotos: Bruno Nepomuceno, Fernanda Costa, Amigos do Antigo
Compartilhar:

Evento arrecadou 162 quilos de alimentos 

Aberta por um Mercury 1940, a ‘Carreata Solidária’ deste domingo, 20/06, reuniu 52 colecionadores de carros antigos de Teresópolis, Guapimirim, Rio de Janeiro e de Além Paraíba. Eles desfilaram com suas raridades, originais e customizadas, pelas ruas da cidade, entre os bairros Soberbo e Várzea, encantando o público. Todo o percurso foi acompanhado pela Guarda Civil Municipal e pela Polícia Militar, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, para garantir a organização do evento e a fluidez do trânsito.

Com organização da Secretaria Municipal de Turismo e do Clube Amigos do Antigo, tendo como parceiro o Teresópolis Convention & Visitors Bureau, o desfile reuniu modelos que marcaram época, como Ford 1928, Itamaraty, MP Lafer, Landau e Maverick GT – ícone da Ford na década de 1970; Rural, Veraneio e Opala Diplomata; Gol, Fiat 147, Passat e Fuscas. Também desfilaram para o Dodge modelo Patachoca, dos Estados Unidos, veículo militar usado na Segunda Guerra Mundial; para o Engesa modelo E34, veículo do Exército Brasileiro, e para uma motocicleta utilizada pela polícia norte-americana. 

Seguindo os selos ‘Turismo Protegido COVID-19’ e ‘Turismo Consciente’, o evento teve como ingresso, por parte dos participantes, a doação de alimentos não perecíveis, e resultou na arrecadação de 162 quilos de mantimentos. Os donativos serão distribuídos pelos organizadores a entidades assistenciais.

Para Maurício Weichert, secretário de Turismo de Teresópolis, a iniciativa de fomento financeiro para os empresários do trade turístico foi um sucesso e seguiu os protocolos sanitários para evitar a disseminação do coronavírus. Essa é a proposta do programa ‘Vem pra Terê’, lançado em agosto de 2020 pela Gestão Municipal para promover o destino Teresópolis, atrair eventos e aquecer a atividade turística no município, garantindo emprego e renda. É claro, tomando todas as precauções em tempos de pandemia.

“Nossos agradecimentos aos colecionadores, que presentearam Teresópolis com a exibição de suas raridades, aos parceiros do evento e também ao apoio do efetivo da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, que contribuíram para o sucesso da ‘Carreata Solidária’”, agradeceu o secretário de Turismo, Maurício Weichert.

Até 2019, Teresópolis contava em seu calendário com uma tradicional exposição de carros antigos, reconhecida no estado e no país, e que foi adiado em 2020 por conta da pandemia de Covid-19.

“Em abril deste ano, fomos contatados pelo Secretário de Turismo, Maurício Weichert, para que de forma segura, dentro dos padrões de distanciamento social, com uso de máscaras, álcool em gel e sem aglomerações, criássemos um evento de cunho cultural, turístico e social. A ideia foi prontamente aceita e virou realidade no último domingo. Cinquenta e dois carros, desde a década de 20 até veículos do ano 2000, passearam pelas ruas da nossa querida Teresópolis. Uma carreata solidária com intuito de arrecadar alimento não perecível para doação a entidades assistenciais. O brilho no olhar do público ao passarmos pelas ruas, junto ao brilho do olhar dos participantes com suas famílias e seus carros, certamente será ofuscado, pelo brilho daquelas pessoas que receberão nossa doação”, relatou Sydney Mandarino, presidente do Clube Amigos do Antigo de Teresópolis. “Deixamos aqui nosso agradecimento a todos os envolvidos: poder público e iniciativa privada. Sabemos que esta união, quando bem gerida, dá frutos importantes e consistentes para a população de forma geral”, concluiu Sydney.

Fotos: Bruno Nepomuceno, Fernanda Costa, Amigos do Antigo