Carnaval Teresópolis 2020 – Segurança reforçada, ações de fiscalização e limpeza e plantão da Saúde garantirão a tranquilidade dos foliões nos eventos, na cidade e no interior

Compartilhar:

Os seis dias de folia do ‘Carnaval Teresópolis 2020’ terão shows, desfiles de blocos e muita diversão para todos os públicos, com organização e segurança garantidas nas áreas de eventos, na cidade e no interior. A coordenação é da Secretaria Municipal de Turismo, através do Núcleo de Eventos, em parceria com as equipes das secretarias municipais de Fazenda, Saúde, Segurança Pública e de Serviços Públicos.

Atendimento médico

A Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, e entorno contarão com posto de atendimento médico e ambulância, com equipes de plantão da Secretaria de Saúde para eventuais atendimentos. No bairro do Alto, as praças Nilo Peçanha e Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, terão ambulâncias para transporte, até as unidades de urgência e emergência, dos foliões que precisarem de atendimento médico. Em Bonsucesso, na área rural, a Secretaria de Saúde reforçou as equipes de plantão no Serviço de Pronto Atendimento do bairro.    

Segurança

Um efetivo de 40 Guardas Municipais (GCM) e agentes da Polícia Militar circularão pelas áreas dos eventos de Carnaval. Agentes da GCM, auxiliados pelos colaboradores do Grupo de Apoio à Mobilidade Urbana (GAMU), também atuarão na segurança do trânsito, inclusive acompanhando os desfiles dos blocos carnavalescos.

A estrutura de segurança inclui também os plantões de Conselheiros Tutelares e de equipe da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, na Praça Olímpica.

Fiscalização e limpeza

Profissionais do setor de Posturas, da Secretaria de Fazenda, circularão pelas áreas de shows e eventos fiscalizando a atuação dos vendedores ambulantes de água, lanches e artigos de carnaval. Somente o pessoal autorizado pela Prefeitura poderá vender seus produtos nesses espaços. Colaboradores da Secretaria de Serviços Públicos farão a limpeza geral durante e após as atrações.

Trânsito da região dos eventos terá esquema especial

A Secretaria de Segurança Pública preparou esquema especial de trânsito para os locais dos eventos. O objetivo é garantir a segurança tanto das pessoas que estarão participando da folia, quanto de moradores e turistas em outras atividades.

Serão feitas as seguintes interdições, já válidas a partir desta quinta-feira (20) até quarta-feira (26):

  1. Fechamento da Av. Delfim Moreira com a Rua Edmundo Bittencourt, o acesso será somente para moradores e estacionamento do shopping (acesso restrito).
  2. Fechamento da Rua Manuel Madruga entre Av. Lucio Meira e  Av. José Joaquim de Araújo Regadas (contorno da Praça Olímpica).
  3. Fechamento da Av. José Joaquim de Araújo Regadas (Parque Regadas) entre Delfim Moreira e Manuel Madruga, todos os dias a partir das 19h.

Outras interdições de meia pista podem ocorrer durante a circulação de blocos.

Os usuários do aplicativo Waze serão notificados das intervenções ao passar pela região. O planejamento mostra as ruas que estarão fechadas e o melhor trajeto para quem estiver de carro.

A ação faz parte do programa ”Waze for Cities”, uma parceria da Prefeitura de Teresópolis com o Waze, que possibilita o gerenciamento inteligente do trânsito, informando sobre eventos, interdições e qualquer outra noticia que possa contribuir com a fluidez do tráfego.

O trânsito em tempo real também pode ser conferido pelo site www.transito.teresopolis.rj.gov.br (versão beta), idealizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia.