Carnaval 2019 – Terê Alegria em Família: bloquinho, escola de samba e shows agitaram a Várzea no domingo

O domingo de Carnaval na Várzea teve programação para todo tipo de público, com Bloquinho de Carnaval na Praça, desfile de escola de samba no Parque Regadas, espaço kids e shows na Praça Olímpica.

Bloquinho

Pelo quarto ano consecutivo, o Bloquinho de Carnaval na Praça reuniu os pequenos foliões e suas famílias. Neste ano, a animação teve apoio da Prefeitura de Teresópolis e tomou conta da Praça Governador Portella, anexa ao Palácio Teresa Cristina, em Agriões.

Cerca de 400 pessoas se divertiram ao som das marchinhas e sambas mais famosos do Carnaval, tocados pelo centenário Grêmio Musical Paquequer.

Camila Bueno, organizadora do evento, ressaltou que a cada ano o Bloquinho de Carnaval na Praça vem crescendo. Nesta quarta edição, a novidade ficou por conta da troca de praça.

“Com o Lupulando na Praça Nilo Peçanha, tivemos que procurar um novo local para o Bloquinho, e a decisão não poderia ter sido melhor. A Praça Governador Portella foi uma escolha certa para a folia dos pequenos. O evento estava lindo, como sempre. Muita alegria e, neste ano, com o apoio da prefeitura, tivemos a Guarda Municipal para ajudar”, disse Camila.

Marcilio Campos, folião que veio do Rio especialmente para o Bloquinho, destacou a organização e a animação do evento. “Conheci o Bloquinho na primeira edição e, desde então, subo a Serra para estar com meu sobrinho e familiares, aproveitando esse clima animado e de segurança. O Bloquinho não fica nada a dever aos que acontecem na Zona Sul do Rio. Parabéns aos organizadores e à prefeitura por possibilitar essa união de alegria”, comentou.

O Bloquinho de Carnaval na Praça acontece desde 2016, sempre na manhã do domingo de Carnaval. O evento tem foco no público infantil e suas famílias, que revivem um pouco da folia de outros carnavais.

Escola de samba

Com 38 anos de história dedicada à folia, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Unidos do Rosário foi para a avenida com o samba ‘Amazônia Inferno Verde’, de 1995.

“Trouxemos a escola pra avenida com recursos próprios e ajuda da comunidade, pra mostrar que o Carnaval não acabou. É a alegria do povo!”, ressaltou Waltair Martins, presidente da escola de samba.

O casal de mestre sala e porta bandeira, Victor Santos e Monique Moraes, esbanjou simpatia no desfile, entre a Praça da Matriz de Santa Teresa e o Parque Regadas.

“É maravilhoso desfilar, uma emoção que não dá pra explicar. A gente vem na garra porque ama o Carnaval”, disse Monique.

“Essa é uma cultura que une os jovens, dá esperança, trabalho e traz turismo. Todo mundo veio pra avenida por amor, reciclando suas fantasias”, acrescentou Victor .

A passista Rita Mendonça também foi pra avenida. “O Carnaval de Teresópolis tem que renascer, a cidade precisa de alegria. É Carnaval no coração e samba no pé”, concluiu.

Shows e espaço kids

Na Praça Olímpica, as crianças se divertiram no pula pula, nos brinquedos infláveis e participaram de atividades de desenho e pintura.

Na área de shows, a galera se divertiu ao som de Rômulo e Ricardo, do Clube do Churrasco e do Quintal do Céu.

Praça de alimentação, banheiros químicos, plantão de equipes de Saúde com ambulância e da Vara da Infância e da Juventude, segurança particular e auxílio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal completaram a infraestrutura, com limpeza geral no final dos eventos, realizada pela equipe da Prefeitura.

Fotos: Ascom/PMT