Capoeira e cantigas de roda da Semana da Música

Infância é um estado de espírito!

Segunda tarde da Semana da Música teve cantigas de roda e público de todas as idades na Calçada da Fama

Com a presença da subsecretaria de Cultura, Cléo Jordão, a Semana da Música 2017 começou nesta quarta-feira, 23, na Calçada da Fama, na Várzea, trazendo a Capoeira Angolinha que encantou a todos. Homenageando o mês do folclore, o evento teve a presença do Mestre Sorriso, do Grupo Regiangola.

Um bis com “Sambalelê” — aquele que “estava doente” — não é para qualquer evento. E a segunda apresentação do projeto, na tarde desta quinta, 24, foi surpreendente. Comandado pela atriz, cantora e violonista Jeanette Albuquerque, o show com cantigas de roda atraiu crianças de todas as idades. Como Cauã, de 7 anos, que sentou-se compenetradamente e prestou atenção em todas as cerca de 20 cantigas.

Mas o lado criança da plateia deu conta do recado e fez muita gente cantar e dançar. Com o auxílio luxuoso da parceira de grupo teatral Pirueta, Nara Zeitune, que é conselheira estadual de Cultura, do “arretado” Félix do Forró no triângulo e algumas canjas de Vanda Pinheiro, a repentista e cantora mais conhecida de outro projeto da Secretaria de Cultura, o “Cultura de Raiz”, Jeanette desfilou um repertório que transportou a todos para suas infâncias. Com direito a “Atirei o Pau no Gato”, “Ciranda, Cirandinha”, “Escravos de Jó”, “O Cravo Brigou com a Rosa” e “Peixe Vivo”, entre outras cantigas.

Teve até versos improvisados pela plateia, com Dona Maria arriscando a ousada “queria sua cama molhada/pra você deitar na minha” e os repentes sempre felizes de Vanda, que não deixou de cantar e tocar ao violão a sua amada “Beijinho Doce”.

A Semana da Música é uma realização da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Cultura Inglesa, Universidade Estácio de Sá, Ótica Fama, Posto Resende e Alta Magia, entre outros colaboradores. A produção e apresentação ficam por conta de Eliana Resende.

Texto: Ney Reis/Secretaria de Cultura