Caminhada e palestra encerram campanha ‘Setembro Amarelo’ em Teresópolis

Compartilhar:

Uma caminhada, entre os bairros São Pedro e Araras, e uma palestra, na Casa de Cultura, marcaram o encerramento das atividades da campanha ‘Setembro Amarelo’ – Prevenção à depressão e ao suicídio, nesta segunda, 30. A ação reuniu equipes e pacientes dos postos de saúde da família do Rosário, Perpétuo, Araras e Beira Linha, profissionais e usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Pedro.

“Os PSF`s dessa região de abrangência, o CRAS São Pedro e alunos do Unifeso nos unimos para chamar a atenção para que as pessoas que estão sofrendo com depressão saibam onde buscar ajuda. Podem nos procurar nos postos de saúde da família, e que existem também serviços especializados na Rede de Saúde, além do 188, um canal através do qual a pessoa pode falar sobre o assunto”, frisou a coordenadora do PSF do Perpétuo, Flavia Medeiros Tayt-Sohn.

O ponto de encontro foi a Praça dos Expedicionários – a do Tiro de Guerra, no bairro de São Pedro, de onde os participantes saíram. Os participantes caminharam pelas ruas São Pedro, Luiz Noguet Junior, Jorge Lima, Amazonas e Tietê, até a Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, onde foi realizada palestra sobre os temas depressão e suicídio.   

Desde o início do mês, equipes de vários Postos de Saúde da Família e de Unidades Básicas de Saúde realizam ações em prol da campanha ‘Setembro Amarelo’. O objetivo é conscientizar a população sobre as formas de prevenção ao suicídio. Palestras, rodas de conversa e trocas de experiências são desenvolvidas nas salas de espera e em trabalhos de grupo com pacientes. Também são feitas visitas a escolas e instituições que solicitarem esclarecimentos.

Conscientização nas escolas

O grupo de Ronda Escolar, formado por agentes da Guarda Civil Municipal, também promoveu palestras nesse mês, com foco na prevenção da depressão e do suicídio. Entre as unidades de ensino visitadas pelo grupo, a Escola Municipal Sakurá.

Fotos: Jorge Maravilha