Caleme recebe Operação Prefeitura Presente e simulado de Defesa Civil

Compartilhar:

Equipes da Prefeitura passaram parte do último sábado, dia 21, com os moradores do bairro Caleme. Pela manhã, o Prefeito Vinicius Claussen, time de secretários e equipes de colaboradores receberam os moradores na Operação Prefeitura Presente.

 No início da tarde, a Defesa Civil Municipal realizou o simulado anual de desocupação de comunidade vulnerável, com representantes de vários órgãos públicos e voluntários, tendo como ponto de encontro a Primeira Igreja Batista do Caleme. 

Prefeitura Presente

A última edição de 2019 do projeto Operação Prefeitura Presente aconteceu na Escola Municipal José Gonçalves da Silva, onde demandas ligadas à saúde, educação, transporte, segurança e serviços públicos, principalmente, foram registradas para dar resposta no menor tempo possível. Também acompanharam os vereadores Ronny Carreiro e Tenente Jaime.

 “Sobre o pedido de posto de saúde, anunciamos a aquisição de uma unidade móvel para oferecer aos moradores atendimento de clínica médica e odontológica. A coleta de lixo receberá um trabalho pontual, com a colocação de latões de lixo em determinados locais. Os horários de ônibus serão ampliados com o programa Integra Terê, em que o usuário pagará apenas uma passagem para se deslocar a mais de um bairro em determinado período de tempo. O pedido de cobertura para a quadra da escola também foi anotado”, enumerou o Prefeito Vinicius Claussen.

 A líder comunitária Neia Silva acompanhou vários moradores durante os atendimentos. “É o momento em que a comunidade traz as demandas para o Prefeito e os secretários. Devagar a gente vai fazendo as coisas, não é da noite pro dia”, comentou. “Esse projeto é muito positivo. Muita gente não tem dinheiro de ônibus para ir até a Prefeitura falar com o Prefeito, ele vindo até a gente é muito mais fácil”, completou a moradora Maria Luzia Santana Luz, da equipe da creche comunitária do bairro.

 “Muito importante essa aproximação com a população, para que possamos investir o dinheiro público com respeito e sabedoria”, avaliou o Prefeito.

Simulado de desastre

Na tarde do sábado, foi realizado no bairro o simulado anual de desocupação de comunidade vulnerável. O exercício é previsto pela Lei Federal 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

 Durante o simulado de um desastre real, foram postos em prática os conhecimentos adquiridos pelos voluntários do Núcleo de Proteção em Defesa Civil Comunitária do Caleme durante o ano. Houve acionamento de sirene, mobilização da comunidade no ponto de apoio montado na Primeira Igreja Batista no bairro, simulação de transporte e socorro de pessoas feridas e cadastramento de vítimas para a prestação de ajuda comunitária a possíveis desalojados e desabrigados.

 “Foi um sucesso. A ideia foi mobilizar os órgãos públicos, voluntários e a comunidade e colocar em prática os procedimentos que devem ser realizados numa situação real de emergência, como previsto no nosso Plano de Contingência”, avaliou o Coronel Albert Andrade, subsecretário de Defesa Civil.

 Participaram do exercício simulado moradores, voluntários do Núcleo de Proteção em Defesa Civil Comunitária, representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS São Pedro)/Secretaria de Desenvolvimento Social,  da Coordenadoria Regional de Defesa Civil da Região Serrana (REDEC), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Grupo de Radioamadores de Teresópolis (Grate).

Fotos: Jorge Maravilha e Divulgação