Caleme recebe 50 mudas de árvores pelo projeto ‘Florir Teresópolis’

Você está visualizando atualmente Caleme recebe 50 mudas de árvores pelo projeto ‘Florir Teresópolis’
Arborização dos bairros atendidos pelo Gari Comunitário começa pelo Caleme

Próximo bairro atendido será a Fazenda Suíça, na área rural

Primeiro contemplado com a arborização dos bairros atendidos pelo projeto ‘Gari Comunitário’, o Caleme receberá, nos próximos dias, 50 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. O plantio começou nesta sexta-feira, 01/10, em mais uma fase do ‘Florir Teresópolis’, projeto paisagístico lançado pelo Prefeito Vinicius Claussen com a proposta de deixar a cidade florida e arborizada.

O próximo bairro a ser atendido, em breve, é Fazenda Suíça, no 2º Distrito. “A ideia é nos aliar aos líderes comunitários para fomentar na população a importância do plantio de árvores para o embelezamento das comunidades, gerando ambientes mais agradáveis”, explicou o Ouvidor Geral do Município, Leonardo Manso, um dos coordenadores do Gari Comunitário.

A proposta é que o plantio ocorra toda semana. “Estamos programando, junto com as associações de moradores atendidas pelo Gari Comunitário, que o plantio aconteça toda sexta-feira. Nossa meta é, até o fim do ano, plantar as 500 árvores planejadas para esta etapa do ‘Florir Teresópolis’. Assim, conseguiremos reflorestar todo o município”, destacou Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura e coordenadora geral do projeto.

Segundo a presidente da Associação de Moradores do Caleme, há 10 anos o bairro aguardava pela iniciativa. “Esperamos por isso desde a tragédia de 2011, foi uma promessa que o governo na época fez, de reflorestar nosso bairro. E hoje temos o prazer de ver essa ação”, agradeceu Lucineia Silva.

O plantio foi acompanhado pela secretária de Controle Interno, Yára Rocha Medeiros, pelos subsecretários Ricardo Guarilha, de Cultura, e Ana Braga, de Projetos Especiais, pela paisagista Denise Marques, chefe do Horto Municipal, e equipes.

Sombra, ar puro e saúde

Entre as espécies doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e plantadas na pracinha do Caleme estão pão d’alho, acácia, ipês roxo e amarelo, ingá, pau-ferro, palmeira jussara, sibipiruna e jacaré. “Estamos plantando vida! Precisamos das árvores para nossa sobrevivência, pois elas nos dão o oxigênio que respiramos”, comentou a gari comunitária Márcia da Costa Souza, responsável por cuidar das árvores.

A moradora Tatiana Póses levou o filho Gustavo, de 7 anos, para participar do plantio. “O projeto está reeducando o povo e incentivando a cuidar e reflorestar a cidade. É para o nosso futuro e das crianças”, ela opinou. “Vai melhorar nossa qualidade de vida”, completou a moradora Marília Ramos.

A enfermeira Carolina Alves, da Unidade Móvel de Saúde do Caleme, pretende envolver os pacientes no plantio em prol da saúde. “Planejamos cultivar ervas medicinais e temperos que possam substituir o sal, e assim ajudar no controle da hipertensão arterial. Vamos trabalhar na conscientização para que os pacientes melhorem a alimentação e evitem o desperdício, comendo os nutrientes necessários a um custo baixo”, comentou.

Escolas floridas

A participação dos alunos da rede municipal de ensino está garantida no projeto ‘Florir Teresópolis’. Nesta quarta-feira, 29/09, estudantes e professores da Creche Municipal Amor Perfeito, no Pimentel, e do Ciep Amaury Amaral dos Santos, na Fonte Santa, plantaram 31 espécies ornamentais. A ação será levada a todas as unidades escolares.

A Secretaria Municipal de Educação está organizando uma grande ação conjunta de plantio. ‘Teremos um Dia D, quando vamos parar todas as escolas, no mesmo horário, e fazer o plantio de mudas nas unidades escolares e no seu entorno. A data está sendo definida”, adiantou a secretária Satiele Santos.

Fotos: Bruno Nepomuceno.