Brilha novamente a estrela Dalva

Compartilhar:

Musical sobre Dalva de Oliveira faz sucesso na reabertura do Teatro Municipal

Teresópolis, 26 de setembro de 2016 – Nada mais apropriado do que encerrar o espetáculo “Brilha a Estrela Dalva” com uma “apoteose”: a marcha rancho “Estão Voltando as Flores”, de Paulo Soledade. Um dia depois de iniciada a Primavera, o show do Coral Cênico Cantores da Serra marcou a reabertura do Teatro Municipal de Teresópolis, que fica dentro da Prefeitura, oito anos após sua desativação oficial. E a casa estava lotada!

Formado por 32 componentes, todos da terceira idade, o Coral Cênico Cantores da Serra apresentou o espetáculo com 11 músicas do repertório de Dalva de Oliveira (1917—1972), uma de nossas maiores cantoras populares e influência de gente como Ângela Maria e Elis Regina, por exemplo. A direção musical foi da pianista Jane Barbosa, com regência de Kalleb Pessôa e direção cênica de Ayrton Rebello.

Entre uma canção e outra, os atores do grupo narravam passagens da vida de Dalva e da história da MPB e, no ápice do espetáculo, encenaram inclusive a cena do rompimento da estrela com seu marido e também compositor Herivelto Martins, durante uma turnê na Venezuela. O casal foi representado por marido e mulher na vida real: Franciso Monteiro da Costa Filho e Sônia F. da Costa. “Temos orgulho de sermos convidados para reabrir o teatro com este musical de que tanto gostamos”, comentou Francisco, após o show.

Para os próximos meses, o teatro já tem agendados vários ensaios de grupos teatrais e peças também serão encenadas ali, inclusive como parte da programação dos festejos de Natal. “Ainda há pequenos ajustes a serem feitos, mas o principal já foi consertado e achamos importante voltarmos a funcionar”, informou o secretário de Cultura do Município, Márcio de Paula, que estava exultante com o sucesso da apresentação.

O secretário de Turismo, Elias Martins, aprovou a iniciativa e enfatizou a importância do teatro.  “É bom para todos a reabertura de um espaço como esse. Cultura e Turismo trabalham juntos numa cidade como Teresópolis”, afirmou ele.

Com capacidade para 120 pessoas, o Teatro Municipal esteve lotado durante a apresentação, inclusive com pessoas sentadas nos degraus de acesso. A reforma do espaço foi feita com a ajuda integral da iniciativa privada, em especial a loja Cadel Materiais Elétricos, Hidráulicos e Ferragens.

Texto: Ney Reis
Fotos: Jorge Maravilha