‘Brazil International Film Festival’ acontece de 19 a 27 de maio em Teresópolis

Evento terá sessões gratuitas no Teatro Municipal, na Prefeitura

Com mais de 600 filmes inscritos e 65 selecionados, a 2ª edição do ‘Brazil International Film Festival’ acontece em Teresópolis, de 19 a 27 de maio. O evento contará com sessões gratuitas abertas ao público, de 19 a 26 de maio, no Teatro Municipal (2º piso da Prefeitura). Os ingressos podem ser retirados no Shopping Teresópolis, de 15 a 25 de maio, das 10h às 19h.

No sábado, dia 27 de maio, acontece a Cerimônia de Premiação dos 13 filmes vencedores. O diretor do festival, José Cláudio Silva, comentou sobre a valorização da sétima arte. “A gente tem filmes do mundo inteiro concorrendo no festival. Fazemos questão de promover essa premiação, com entrega de troféu e de certificado, para cineastas, roteiristas, produtores. É uma forma de valorizar a competência dos profissionais da área, pois o esforço para que um filme seja feito é enorme”.

O secretário de Cultura, Márcio de Paula, destacou que o objetivo é ampliar o evento a cada edição. “Esse ano, teremos exibição de filmes gratuitamente no Teatro Municipal e a ideia é envolver toda a cidade, com exibição de filmes em diversos espaços, inclusive praças públicas. Além disso, o festival é muito interessante porque promove o intercâmbio entre os artistas da cidade, da capital e de outros países”, pontuou Márcio de Paula.

O secretário de Turismo, Elias Martins, comentou sobre o resgate do título de cidade dos festivais para Teresópolis. “Essa iniciativa vem resgatar o que no passado era um grande evento de Teresópolis, conhecida como a ‘Cidade dos Festivais’. O ‘Brazil International Film Festival’ tem centenas de filmes brasileiros e estrangeiros inscritos e isso divulga e engrandece a nossa cidade”.

Os filmes vão concorrer nas categorias curta-metragem, curta-metragem de Língua Portuguesa, animação, documentário, filme de estudante, série para Tv e Internet, longa-metragem e o prêmio especial do júri. Para o diretor de Turismo da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Vinícius Claussen, o festival traz visibilidade para Teresópolis.

“Teresópolis já foi palco de grandes festivais e esse retorno, com mais de 600 filmes inscritos, é muito positivo para a cidade. Sem contar com os filmes que poderão ser vistos de graça no Teatro Municipal. Pessoas de diversos países estarão em Teresópolis e isso traz visibilidade e mídia positiva para cidade”.

O festival é produzido pela empresa brasileira ZE`S Produções e a produtora artística associada Mox Music em parceria com a canadense Blue Snowman Entertainment. O evento conta com o apoio cultural da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo, e do jornal O Dia. O patrocínio é do Brasas English Course. Mais informações no site do festival www.briff.info

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Jorge Maravilha/AcomPMT