Você está visualizando atualmente Boletim Defesa Civil 16/12 às 10h: Desprendimento de bloco de pedra no Caleme sem risco para moradores

Atualizado às 12h57

Na manhã desta quinta-feira (16/12), houve um desprendimento de bloco de cerca de um metro, que se partiu em 5 pedras, na região do bairro do Caleme, na localidade da Servidão Primavera. Após vistoria imediata da Defesa Civil Municipal, o diagnóstico foi de que a zona de amortecimento do local é ampla, de mais de 400 metros com vegetação preservada, o que caracteriza a ausência de risco iminente para as residências no entorno da montanha.

A Defesa Civil está fazendo um sobrevôo de drone para verificar as condições da montanha e a possibilidade de novos deslizamentos. Também já foi solicitado ao DRM RJ uma vistoria para confirmar o diagnóstico. No momento, não há razão para desalojar moradores das residências da região.

Além do desprendimento de bloco, no Caleme, foi registrada uma ocorrência relacionada à árvores em Pessegueiros, não houve vítimas; sem desalojados ou desabrigados. Os maiores volumes de chuva registrados em 24h foram 55 mm/24hs n Volta do Pião e 28 mm/24hs no Corta Vento.

No momento, a Defesa Civil está Estágio de Vigilância devido aos acumulados e a previsão de continuidade de chuva fraca a moderada ao longo do dia. Fiquem atentos aos Alertas via SMS e Sirenes e em caso de Emergência Ligue 199.