BOLETIM – Defesa Civil 08/01/2018

A Defesa Civil Municipal informa que Teresópolis registra mais de 10 horas sem chuva significativa, os acumulados começam a baixar.

O órgão opera em estágio de Vigilância e o telefone 199 funciona no sistema de plantão 24 horas.

A Defesa Civil mantém o monitoramento permanente das condições do tempo, com avisos meteorológicos à população através da imprensa, do aplicativo de smartphone AlertasDCT – que permite o acompanhamento meteorológico em tempo real – e da página www.dcteresopolis.blog.br.

Novidade é o serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres que utiliza o número do Código de Endereçamento Postal. Para se cadastrar, o interessado deve enviar o seu CEP (apenas números) para 40199 através de SMS. A pessoa receberá uma mensagem confirmando o cadastro. O cadastramento não será realizado, se o CEP estiver fora da região atendida.

ACUMULADOS

Os maiores índices acumulados nas últimas 96 horas foram registrados nos seguintes bairros:

• Caleme……………… 95,8mm
  • Granja Florestal….. 94,0mm
  • Rosário……………… 86,0mm
  • Vieira……………….. 104,74mm
  • Bonsucesso……….. 102,81mm
  • Venda Nova………. 112,06mm

OCORRÊNCIAS DESDE A ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, DIA 5:

1 – Rua Ernani Benigno, São Pedro: rachadura em muro
2 – Rua Minas Gerais, Granja Primor: muro com risco de queda
3 – Rua Gustavo Perret, Salaco: risco de queda de árvore
4 – Ponte do Porto, Vargem Grande: trecho de rua cedendo
5 – Rua Paquequer, Pimentel: deslizamento de terra
6 – Rua Roberto Rosa, Tijuca: risco de queda de árvore
7 – Rua Américo Berlim, Jardim Féo: casa interditada com risco de queda
8 – Morro do Tiro: deslizamento de terra
9 – Rua Zenóbio da Costa, Perpétuo: casa interditada com infiltração e rachadura

Não há desalojados ou desabrigados.
Nenhuma sirene foi acionada, pois os acumulados, embora altos, ocorreram ao longo do período de chuvas e não atingiram o protocolo de acionamento.
A Defesa Civil Municipal registra alguns pedidos rotineiros de vistorias em árvores, mas nenhum relacionado às chuvas.