BOAS PRÁTICAS DE TERESÓPOLIS NAS AQUISIÇÕES MUNICIPAIS SÃO DESTAQUE NO FÓRUM NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS

Compartilhar:

Depois de se destacar no encontro ‘Melhoria da Gestão Pública: um olhar para a Educação Municipal’, realizado há uma semana no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Teresópolis novamente aparece em evidência. Desta vez, no I Fórum Nacional de Compras Públicas, realizado nesta quarta (5), pela Rede Nacional de Compras Públicas, em Brasília, e transmitido pela internet e pelo site da Prefeitura.

O Secretário Municipal de Administração, Lucas Guimarães, fez palestra no painel sobre o tema ‘Uso de indicadores e dados em compras públicas para avaliar a qualidade do gasto público’. Ele pontuou as ações da gestão do Prefeito Vinicius Claussen para modernizar e potencializar as compras públicas municipais.

“Depois de apresentar os procedimentos adotados por Teresópolis em um evento do TCE-RJ para vários municípios fluminenses, mostramos as boas práticas em um fórum de alcance nacional. Essa atitude cumpre a meta da gestão do Prefeito Vinicius Claussen, de identificar as potencialidades de Teresópolis e investir na sua valorização socioeconômica”, assinalou Lucas Guimarães.

Entre as iniciativas, foram citadas a criação do programa municipal de compras governamentais e do portal de compras, a ampliação da cotação de preços no mercado local, a capacitação dos fornecedores e servidores públicos e a identificação da capacidade da produção agrícola de Teresópolis.

Destaque para a realização de chamada pública para a merenda escolar, ampliando a participação do agricultor familiar. A iniciativa cumpre a Lei Federal nº 11.947/2009, que determina que 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional da Alimentação Escolar para a merenda nas escolas brasileiras, devem ser destinados à aquisição dos produtos da agricultura familiar.