Bairros de Teresópolis recebem ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Você está visualizando atualmente Bairros de Teresópolis recebem ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti
Compartilhar:

Equipe formada por agentes comunitários e profissionais da Vigilância Ambiental visitam moradores

Profissionais da Divisão de Vigilância Ambiental de Teresópolis fazem ações de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, em diversos bairros do município. A ação acontece por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde.

Durante a primeira semana de abril, os agentes visitam cada bairro com o objetivo principal de orientar os moradores quanto à transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya, além de coletar larvas do mosquito.

Na segunda-feira (4), foram visitados os seguintes bairros: Santa Cecília, Carlos Guinle, Fonte Santa, Quinta Lebrão, São Pedro, Barra do Imbuí, Pimenteiras, Granja Florestal, Parque São Luiz, Várzea, Meudon, Beira Linha e Granja Guarani. “Queremos mostrar para a população que não é apenas a Covid que precisa de prevenção, pois temos no nosso meio outras doenças também relevantes ao cuidado”, disse a agente comunitária de saúde do PSF da Granja Guarani, Gelma Figueiredo.

Com auxílio dos agentes comunitários de saúde, as equipes realizam o LIRa, sigla para Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti. “Os agentes e agentes comunitários são responsáveis por passar todas as informações de cuidados à população, além de coletar dados sobre a transmissibilidade e foco do mosquito em cada bairro”, explica a coordenadora do Setor de Zoonoses, Eveline Ribeiro.

Ao longo da semana outros locais serão atendidos pela ação. Nesta terça-feira (5), os agentes realizam buscas nos seguintes bairros: Fonte Santa, Quinta Lebrão, São Pedro, Várzea, Meudon, Beira Linha, Granja Guarani, Féos, Vila Muqui, Pinheiros, Agriões e Corta Vento.