Autoestima elevada: pacientes do Núcleo de Feridas Complexas são modelos em ensaio fotográfico

Compartilhar:

Com o objetivo de elevar a autoestima dos pacientes do Núcleo de Feridas Complexas, alguns deles participaram, recentemente, de um ensaio fotográfico no Clube Comary e no entorno do lago que fica próximo às instalações da CBF, em Teresópolis. A iniciativa envolveu, voluntariamente, profissionais de saúde, de imagem, beleza, hospedagem e alimentação.

A fotógrafa carioca Sheila Frias, que já fez uma exposição de mulheres com câncer de mama, foi convidada pela enfermeira do Núcleo de Feridas Complexas, Andrea Juliana, e ficou feliz em ver a motivação dos modelos ‘especiais’. “Quando fui convidada, aceitei na hora. Vir pra Teresópolis participar desse projeto foi um presente. E estou emocionada com a postura dos pacientes. Eles incorporaram a ideia, fizeram com carinho, alegria, e o resultado ficará lindo!”.

À frente do projeto, a enfermeira Andrea Juliano contou com surgiu a iniciativa. “O projeto começou exatamente por causa da autoestima desses pacientes. No núcleo, temos esse contato diário com eles e queríamos melhorar a autoestima deles. Mostrar que eles não precisam viver à margem da sociedade. Temos obtido uma cicatrização muito boa, mas não é só a parte física que deve ser tratada. É fundamental que, psicologicamente, eles estejam bem e se sintam inseridos na sociedade. Esses dois dias de ensaio foram incríveis. Eles se sentiram maravilhados, cuidados, valorizados”, comentou Andrea.

Também acompanhou o ensaio a enfermeira Renata Azevedo, que atende, juntamente com Andrea, os pacientes no núcleo, sob a coordenação da médica e Subsecretária Edneia Martuchelli.

Está sendo definida a forma de exposição do resultado do trabalho feito. A paciente Maria das Graças dos Santos estava radiante com a participação no projeto. “Adorei a experiência. Foi um dia de princesa. Sou muito bem tratada no núcleo e essa ideia de fotografar nesse lugar tão bonito deixou a gente mais contente. Um dia especial, que vai ficar na memória”.

Os parceiros do projeto são a fotógrafa Sheila Frias, a empresa Hidrata, que fez a maquiagem das pacientes, o Clube Comary, que cedeu o espaço como cenário para o projeto, Athos Hotel, pela hospedagem da equipe de fotografia, e Restaurante Olícios, que disponibilizou alimentação.

Núcleo de Feridas Complexas

Inaugurado há seis meses, o Núcleo de Feridas Complexas possui 86 pacientes cadastrados, com um fluxo diário de 20 a 30 pacientes diariamente. Instalada na Secretaria Municipal de Saúde, a unidade é vinculada à Subsecretaria de Atenção Básica e funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Feridas complexas são aquelas feridas agudas ou crônicas que não cicatrizam facilmente, principalmente as úlceras venosas e arteriais. O serviço é feito a partir do encaminhamento das unidades de saúde e da UPA-24H.

Fotos 01 e 02 – cedidas por Sheila Frias
Imagens 03, 04, 05, 06 e 07 cedidas por: Weslei de Souza Costa