ATUALIZAÇÃO CORONAVÍRUS: PACIENTE COM SUSPEITA DE COVID-19 PASSA BEM E ESTÁ SEM SINAIS E SINTOMAS

Neste domingo e segunda-feira (01 e 02 de março de 2020), durante todo o dia, a paciente do caso suspeito de COVID-19 em Teresópolis foi acompanhada pela equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica. Seus sinais e sintomas foram avaliados de maneira contínua, com contatos entre equipe e paciente. Em nova etapa de investigação epidemiológica, seu quadro foi revisado constatando-se ausência de febre contínua, coriza relevante ou qualquer outro sintoma desde o ambiente hospitalar até seu isolamento domiciliar. A paciente está bem e continua sem sinais e sintomas no momento. A ocorrência de febre se deu em apenas uma aferição, sem novos episódios. A Secretaria Municipal de Saúde segue aguardando resultado de exames enviados ao Laboratório Especializado do Estado (LACEN-RJ).

A idade da paciente merece correção, a idade exata é de 36 anos e não de 32 como divulgado.

É importante ressaltar a responsabilidade social da referida paciente ao se apresentar espontaneamente ao Hospital, pois essa ação permite a possibilidade de enfrentarmos a questão da COVID-19, sem preconceitos, medos ou “fake news”.

Nesta segunda-feira, 02/03/2020, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um encontro com profissionais de saúde, representantes dos hospitais, representantes da UPA e Serviços de Pronto-Atendimento, dos serviços secundários do SUS, da Atenção Básica e estudantes de Medicina do Unifeso. Em pauta, a discussão do Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento da COVID-19.

É importante destacar que a responsabilidade de prevenir a COVID-19 é de todos. Toda a população deve seguir mantendo as medidas higiênicas essenciais para conter a contaminação pelo novo Coronavírus e para o enfrentamento da doença como se deve: com informação, ações efetivas e participação da sociedade.