Árvores do canteiro central ganham cuidados especiais da Prefeitura

Compartilhar:

Com a finalidade de fortalecer a saúde e prolongar a vida das árvores, a Prefeitura de Teresópolis continua com as ações de limpeza das copas e poda de suspensão dos galhos que podem oferecer algum risco à rede elétrica. A iniciativa vem sendo destaque nas ações de revitalização da Reta que ainda conta com a remodelação dos canteiros, para dar mais espaço aos pedestres, e a recém-instalada ciclofaixa.

Quem passa pelas avenidas Feliciano Sodré e Lucio Meira já consegue observar a diferença que este trabalho vem fazendo, proporcionando um novo ar ao centro urbano, além de oferecer mais segurança à população, uma vez que a luminosidade, tanto de dia quanto à noite, aumenta.

Sob a supervisão da Secretaria de Serviços Públicos, através da equipe de Parques e Jardins, e com a Guarda Municipal orientando a passagem dos veículos, a intervenção está sendo realizada com muito cuidado, respeitando a arborização que é um item importante no espaço urbano de qualquer cidade.

A secretaria informa ainda que nenhuma planta está sendo cortada ou retirada e que apenas a poda vem sendo executada para que as árvores fiquem ainda mais fortes.

Utilizando um caminhão equipado com cesto aéreo, cedido temporariamente através da parceria público-privada, a ação de combate às ervas de passarinhos vai acontecer até que todas as árvores do canteiro estejam livres dos parasitas.

“Acho importante essa manutenção que a Prefeitura está fazendo no canteiro central. A Reta é porta de entrada da cidade, praticamente um cartão postal, então devemos sempre preservar da melhor maneira possível”, comentou o produtor cultural, José Nelson Lima.

Erva-de-passarinho 

Aparentemente inofensiva, a erva-de-passarinho é considerada uma praga, que suga a seiva do caule e dos ramos da planta hospedeira, causando sua destruição. O combate é feito através da poda, que deve ser realizada preferencialmente no período mais frio do ano, quando as folhas secam e a praga fica mais visível.

Texto e fotos: AscomPMT