Artesãos são cadastrados e terão diversos benefícios

Compartilhar:

Qualificação, créditos especiais e participação gratuita em feiras

Mais de setenta artesãos de Teresópolis foram cadastrados na Prefeitura no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. Entre objetivos estão o oferecimento de microcrédito através da AgeRio (Agência Estadual de Fomento) com taxas especiais, realização de projetos de capacitação, fóruns e de feiras. Haverá o mapeamento e identificação do artesanato regional. O evento foi promovido pelo Governo de Teresópolis e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), na terça-feira, 22, no teatro da PMT.

A abertura contou com a participação do Prefeito Mario Tricano, do Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Marcus Vinicius (Marcão), da Coordenadora do Programa, Nea Mariozz, e da Analista Técnica do Sebrae, Tassia Rosa.

No seu pronunciamento, o Prefeito destacou as dificuldades financeiras:

– Tenho certeza e fé em Deus de que vamos tirar o nosso município dessa situação tão ruim. Falo para todos teresopolitanos e para aqueles que escolheram a cidade para morar. O momento atual é difícil financeiramente, a dívida do município é de milhões. Se todos pagassem seus impostos e o Estado fizesse todos os repasses, ainda continuaríamos a ter dificuldades financeiras. Pedimos paciência. Essa dívida, não fui eu quem criou. Temos nos esforçado, procurado gerar soluções e dar apoio em todas as áreas, a exemplo deste evento de hoje. Vamos superar e mudar para melhor.

O Secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Marcus Vinicius Ramos, disse que a principal meta é gerar emprego e renda no município:

– Quando assumimos a pasta, o Prefeito nos pediu que nos dedicássemos ao máximo na geração de emprego e renda na cidade. Solicitou que buscássemos parcerias para qualificação, entre outros instrumentos, para que esse importante segmento da sociedade pudesse não só sair da informalidade, mas também otimizar suas vendas, contribuindo para o crescimento de Teresópolis. Temos obtido excelentes resultados nas nossas metas.

Artesanato com identidade regional

De acordo com a coordenadora do programa de artesanato, Nea Mariozz, a iniciativa será levada a todos os 92 municípios do Estado do Rio:

– Já percorremos 19 cidades, totalizando o cadastramento de cerca de 2 mil artesãos e a planejamento é passar por todos os municípios até o final deste ano. Buscamos traçar o perfil de cada lugar, região, com o objetivo de explorarmos da melhor maneira o potencial de cada cidade em relação à matéria-prima e aos talentos de cada artesão, com a finalidade de que sejam confeccionados produtos diferenciados e com valor agregado.

Nea Mariozz também falou sobre a AgeRio (Agência Estadual de Fomento) durante o evento. A Agência presta serviços de fomento ao microcrédito para pequenos agricultores, artesãos e microempreendedores locais com taxas de 0,25% ao mês.

A Analista Técnica do Sebrae/RJ em Teresópolis, Tassia Rosa, falou sobre a saída da informalidade:

– Estamos aqui para conversar com os artesãos sobre as vantagens de se tornar microempreendedor individual. A pessoa passa da categoria de autônomo para MEI, podendo vender seus produtos, emitir nota fiscal, entre outros benefícios. Além disso, vamos promover oficinas de capacitação para o setor.

O Sebrae funciona em sala no Centro Administrativo Municipal Manoel de Freitas, antigo Fórum, na Várzea. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 18h. Os telefones para informações são (21) 2643-5484 e 2643-4979.

Artesã há 50 anos, Maria de Oliveira Medeiros vê a iniciativa de forma positiva.

– Nós precisamos desse apoio. O programa vai ajudar a divulgar o nosso trabalho e isso é muito bom porque para muitos artesãos o dinheiro da venda dos produtos complementa a renda em casa.

Fotos: Ascom/PMT