Apae expõe na Prefeitura artesanato produzido por autistas

Compartilhar:

Mostra fica até esta quarta, 5, e marca campanha de conscientização sobre o Autismo

Confirmando sua adesão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, 2 de abril, a Prefeitura iluminou sua fachada de azul, cor que simboliza o transtorno, e abriu as portas para uma exposição pra lá de especial. Até esta quarta, 5, a população pode conferir no hall da Prefeitura diversos trabalhos artesanais produzidos pelos autistas da Apae Teresópolis. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Cultura.

Margareth Rosi, presidente da Apae Teresópolis, falou sobre o projeto que envolve cerca de 50 autistas severos. “Estamos no mês de conscientização do autismo, por isso resolvemos marcar este período, trazendo a público essa mostra de trabalhos artesanais, desenvolvidos por eles próprios dentro do projeto Fazendo e Acontecendo”, explicou Margareth. Segundo ela, a proposta foi criada em 1974 e ajuda muito no desenvolvimento motor, criativo e social deles.

Prestigiando a mostra, o professor Péricles Itamar elogiou a ação. “Apresentar o artesanato ao público contribui para dar mais visibilidade ao trabalho realizado na Apae e atrair mais simpatizantes à causa. É uma iniciativa muito boa”, afirmou.

Criado pela Organização das Nações Unidas em 2007, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado no dia 2 de abril para alertar população e autoridades sobre esse transtorno de desenvolvimento do cérebro, que afeta cerca de 70 milhões no mundo.

Texto: Gisele Barreto
Fotos: Jorge Maravilha

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”489″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”999″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]