Alunos do Cedal participam de edição do Programa ‘TRE vai à Escola’

Compartilhar:

Cerca de 200 alunos do Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso) participaram do Programa ‘TRE vai à Escola’ nesta quinta-feira, dia 12. Entre os assuntos abordados durante o encontro, que foi realizado em espaço cedido na E. M. Belkis Frony Morgado, a questão do voto consciente e a propaganda responsável. Além de uma oficina, com a simulação de uma eleição e sorteio de camisas.

A secretária de Educação, Rosana Mendes, destacou a importância de a cidade receber o programa. “Receber a visita da desembargadora Gloria Heloiza e de sua equipe, passando todas essas informações sobre o assunto, tirando dúvidas importantes que todos temos, é uma honra e um presente para os nossos jovens e para o município”. Os secretários de Governo, Henrique Carregal, e o Ouvidor Geral, Leonardo Manso, também participaram da palestra.  

A desembargadora eleitoral do TRE/RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro), Gloria Heloiza Lima da Silva, explicou sobre os objetivos da iniciativa. “O nosso objetivo é empoderar todo cidadão desde pequeno, inclusive aquele que ainda não é eleitor, a participar desse momento de cidadania, dessa responsabilidade social que é votar. Porque quando vamos às urnas somos agentes transformadores da sociedade como um todo, do município, do estado, da nossa nação”.

Os juízes eleitorais de Teresópolis Marcio Olmo e Mauro Guita  enfatizaram que o eleitor que ainda não fez o cadastramento da biometria deve comparecer ao cartório eleitoral ou agendar o serviço pelo site do TRE: www.tre.jus.br/agendamento.

Juiz eleitoral da 195ª Zona Eleitoral, Mauro Guita ressaltou que é muito importante que todos os eleitores de Teresópolis realizem a biometria. De acordo com o magistrado, hoje, aproximadamente, metade do eleitorado do município já cadastrado, mas é fundamental que todos façam o cadastramento das digitais no cartório eleitoral em que são inscritos.

“Com a biometria, os leitores não precisarão levar a identidade para votar na próxima eleição. Esse procedimento é extremamente importante porque traz maior segurança às eleições. Com a biometria, fica praticamente impossível que outra pessoa vote no lugar daquele eleitor”, explicou Mauro Guita.

O juiz pontuou que quem não fez ainda o cadastramento, deve fazê-lo, pois futuramente, será um dos requisitos para a manutenção de benefícios sociais, como o Bolsa Família ou o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Porém, ele destaca que não há necessidade de correria aos cartórios. O cadastramento já está sendo feito, mas também será divulgado um calendário para que todos compareçam ao cartório, de forma ordenada, com conforto para os eleitores.

Biometria: Para se cadastrar

A Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Teresópolis funciona de segunda a sexta-feira, das onze às sete da noite, na Rua Alice Quintela Maurice Regadas, nº 66, na Várzea.

Os documentos necessários para cadastrar a biometria são: documento oficial com foto, certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de residência recente (no máximo três meses) e o título de eleitor, caso o tenha.

O eleitor tem a opção de agendar seu atendimento no site do TRE-RJ. A CAE estará de plantão no sábado, dia 21, das 9 da manhã às três da tarde. Nesse dia, o atendimento será exclusivamente por agendamento.

Fotos: Jorge Maravilha