Alunos de escolas municipais participam de ação sobre educação ambiental em Prata dos Aredes

Compartilhar:

Com o tema ‘Resíduos Sólidos’, aconteceu nesta quarta (24), em Prata dos Aredes, no 3º Distrito, mais uma edição do projeto ‘Educação Ambiental nas Comunidades’. Foram promovidas palestras, oficinas e atividades lúdicas. Mais de 100 alunos das escolas municipais José Duarte Magalhães (Prata dos Aredes) e Paulino Custódio de Rezende (Canoas) participaram da programação.

As escolas da localidade e arredores trabalharam com os alunos durante um mês a questão do descarte consciente dos resíduos. E o resultado foi bastante positivo. Os estudantes levaram lixo reciclável separado e limpo, que as famílias juntaram ao longo desse período. O material foi encaminhado para a coleta seletiva do projeto ‘Nosso Lixo tem Valor’, na Granja Guarani. A ideia é articular com um reciclador a retirada do material rotineiramente na comunidade.

Educação Ambiental nas Comunidades

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Faculdade Estácio de Sá, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e o projeto ‘Nosso Lixo tem Valor’ também participam do projeto, que acontece bimestralmente, em bairros da zona rural e urbana de Teresópolis.

Na edição de Prata dos Aredes, no 3º Distrito, aconteceram cinco atividades concomitantes, oferecidas pelas universidades UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e Estácio de Sá, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e projeto ‘Nosso Lixo tem Valor’, todas sobre resíduos sólidos. E a ultima, sobre plantio e plantas medicinais, com a moradora Cláudia Kalinji.

Foi feito um canteiro de flores e ervas medicinais no local (ponto final de Prata dos Aredes) e as escolas municipais José Duarte Magalhães, de Prata dos Aredes, e Paulino Custódio de Rezende, instalada em Canoas, ambas localizadas no 3º Distrito, receberam mudas de lírio, doadas pelo Horto Municipal, para serem plantadas nas unidades escolares.

Foto: Divulgação